NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

EUMIR DEODATO-DEODATO 2-BRASIL 1973



É satisfatório saber a diversificação de vertentes encontrada no campo da música. Também muito bom, é perceber tal diversificação enquanto fundadora de novas vertentes, que, por sua vez, são difusoras de outras.
Creio que vertentes musicais possam emergir a partir de diversos tipos de experiências: de viagens por outras terras, de parcerias, de simples mudanças de ares, de transformações interiores, mudança de valores, ou até mesmo de "expansão" da mente, quem sabe!?
É muito provável que Deodato tenha passado por algumas dessas experiências, por todas, ou até por outras mais. Ou não!
O que se sabe é que o Eumir Deodato tinha uma tremenda capacidade de criação, de transformação, transmutação, enfim, é o que costumamos classificar como gênio da música, pois não são simplórias suas atribuições enquanto músico: compositor, arranjador, maestro e instrumentista. Além de ter sido produtor de centenas de álbuns de artistas variados. Formou parcerias memoráveis com outros de renome, tanto nacionais quanto internacionais. Era tão requisitado que atraía para seu entorno dezenas de músicos do mais alto escalão mundial.
Vou citar apenas algumas parcerias deste gênio: João Donato, Elis Regina, Marcos Valle, Stanley Clarke, Milton Nascimento, Tom Jobim, Billy Cobham, Airto Moreira, Ron Carter, Hubert Laws, John Tropea, Rick Marotta, George Benson, Luiz Bonfá, Astrud Gilberto, Wilson das Neves, Flora Purim, Aretha Franklin, Roberta Flack, Wes Montgomery, Sinatra, Kool and The Gang's, Björk, Gal Costa, Oscar Castro Neves, Paulo Moura, Menescal, Mauricio Einhorn, Ray Barretto, Titãs (acústico MTV)... Nietzsche, Mozart, Beethoven (brincadeirinha). Perdão, eu disse que citaria apenas alguns, mas me empolguei...
O álbum em questão é mais uma obra prima concebida por Deodato. Foi lançado na sequência de Prelude de 1972 (outra obra prima), antes mesmo que o mundo retomasse o fôlego. É como se ele estivesse enfeitiçado, pois repete a façanha na mesma linha do álbum anterior, dando continuidade à fórmula de sucesso em diversos âmbitos, mormente no da qualidade musical suprema.
Encontramos aqui os mesmos ingredientes mágicos, tais como o jazz/soul muito bem entrosado, a imponente harmonia da bateria e da percussão em relação a todos os ritmos, a genialidade na desconstrução de clássicos consagrados, arregimentação ímpar dos instrumentos, os arranjos monumentais, as atuações individuais dos músicos e o entrosamento entre eles.
No sentido mais positivo do termo desconstruir, Deodato interfere significativamente na estrutura do clássico do The Moody Blues, Nights in White Satin, de forma triunfal, incrustando definitivamente sua legenda na história da música. A guitarra de John Topea trafega com alma iluminada por entre a divina colocação do baixo de Stanley Clarke e o magnífico conjunto de bateria (Billy Cobham) e percussão. Há momentos em que a guitarra grita frenética e melodicamente com toda sua força para poder emergir num mar de orquestração de cordas e metais. É uma explosão de cores, signos e emoções, dada numa impressionante alternância de cadência com suas progressões e regressões. É o surgimento de um novo clássico, por um músico altamente qualificado, para fazer jus à magnitude do original de 1967.
É um álbum completo em toda sua extensão, inclusive as três faixas bônus (foram incluídas com o lançamento da versão digital) encaixam-se perfeitamente no contexto da obra, e certamente seriam incluídas no vinil, se houvesse espaço. Todas são magníficas, com destaque para a versão do clássico Do it Again, que ganhou uma roupagem deliciosa, pois, também, fazendo jus à versão original.




Faixas:

Super Strut - Deodato
Rhapsody in Blue – George Gershwin
Nights in White Satin – The Moody Blues
Pavane for a Desd Princess – Maurice Ravel, Deodato
Skyscrapers - Deodato
Latin Flute (bônus) – Deodato
Venus (bônus) – Deodato
Do it Again (bônus) – Steely Dan

Músicos:

Deodato - Arranger, Conductor, Keyboards, Main Performer.
Drums - Billy Cobham, Rick Marotta.
Percussion, Conga - Rubens Bassini, Gilmore Degap.
Guitar - John Tropea.
Bass - Stanley Clarke, John Giulino.
TrumpetFlugelhorn - Burt Collins, Joe Shepley, Victor Paz, Alan Rubin, Jon Faddis, Marvin Stamm.
Trombone - Garnett Brown, Wayne Andre.
Bass Trombone - Tony Studd.
Sax (Baritone) - Joe Temperley.
Flute - Jerry Dodgion, Hubert Laws, Romeo Penque, George Marge.
Viola - Alfred Brown, Emanuel Vardi.
Violin - David Nadien, Max Ellen, Paul Gershman, Harry Glickman, Emanuel Green, Harry Lookofsky, Harold Kohon , Harry Cykman, Joe Malin, Gene Orloff, Elliott Rosoff, Irving Spice.
Cello - Charles McCracken, Alan Shulman, George Ricci.
Arco Bass - Russell Savakus, Alvin Brehm.
French Horn - Jim Buffington, Brooks Tillotson.







LINK:
http://www.mediafire.com/?convzdlnjlm

sábado, 5 de dezembro de 2009

KYRIE ELEISON-THE BLIND WINDOWS SUITE-ÁUSTRIA 1974



MAIS UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE ESSA BANDA É SINÔNIMO DE HARMONIA E, NESTE ÁLBUM, UMA DOSE UM POUCO MAIS INTENSA DE ENERGIA.
QUANDO POSTEI O PRIMEIRO ÁLBUM DA BANDA, DEI DESTAQUE ESPECIAL À BATERIA. AQUI, ALÉM DE REAFIRMAR, NÃO FAÇO MAIS POR FALTA DE PALAVRAS... E, AINDA ALÉM, DESTACO O MAGNÍFICO BAIXO MONSTRUOSO E INSISTENTE FEITO UMA SOMBRA QUE QUER TOMAR VIDA.
DIFERNETE DO SEGUNDO ÁLBUM, EM QUE HÁ PREDOMINÂNCIA DOS TECLADOS,THE BLIND WINDOWS SUITE APRESENTA A FORÇA GRITANTE DA GUITARRA, CONFERINDO UMA ATMOSFERA INDISCUTIVELMENTE MAIS ANIMAL A ESTE, EM RELAÇÃO AO OUTRO.
EU DIRIA QUE A GUITARRA É O INSTRUMENTO MAIS SIGNIFICATIVO NESTA OBRA, NÃO FOSSE MINHA ADMIRAÇÃO POR BANDAS QUE UTILIZAM A BATERIA COMO INSTRUMENTO RESPONSÁVEL NÃO APENAS PELA ORGANIZAÇÃO DA COZINHA, MAS TAMBÉM O CONVIDAM PARA UM DRINK NA SALA DE ESTAR.
PARA INFORMAÇÕES MAIS PRECISAS SOBRE ESTE ÁLBUM E ACESSO AO LINK PARA DOWNLOAD, GOSTARIA DE LHES INDICAR O SENSACIONAL E ELUCIDATIVO BLOG PROGRESSIVE DOWNLOADS, REPONSÁVEL PELA GRANDE SACADA DE TER POSTADO ESTE ÁLBUM: http://progressivedownloads.blogspot.com/2009/10/kyrie-eleison-blind-windows-suite-1974.html