Big Sleep foi um projeto da banda Eyes of Blue, que lançou outros dois álbuns no final da década de 1960. Este álbum conta com a mesma formação do Eyes of Blue, com exceção de Windham Rees que era outro baterista da banda.
A diferença fundamental, além do nome, é que o som está mais maduro, melhor delineado. Também é possível perceber que, naturalmente, há certo desprendimento da sonoridade de outrora, que era típica da década anterior, ou seja, o som está com uma roupagem mais moderna, em relação àquele período.
Aqui, os músicos mantém suas características com bastante entusiasmo, fato corroborado em cada composição que, aliás, são fantásticas, e contribuem bastante para o para a atuação deles.
Percebe-se em algumas faixas uma faceta mais simplória, tanto nas composições quanto na condução delas, o que dá a impressão de que foram concebidas em períodos distintos de inspiração. Entretanto o que se torna mais visível é, sem dúvida, o lado mais complexo da banda, cuja criatividade proporciona momentos magníficos. Na faixa Saint & Sceptic é notável a veia progressiva dos caras, que desponta num som complexo e glorioso, com violinos que trafegam livres nas entrelinhas e com um arranjo sensacional da bateria, que eclode vez ou outra nos momentos mais oportunos. Órgão e guitarra duelam, colorindo os tons e fantasiando as ondas sonoras. Fantástico!
Free Life é simplesmente genial, alucinante, "wishboneashiana". Não preciso dizer mais nada...
03 - Free Life
05 - Saint & Sceptic
MÚSICAS:
1. Death Of A Hope
2. Odd Song
3. Free Life
4. Aunty James
5. Saint & Sceptic
6. Bluebell Wood
7. Watching Love Grow
8. When The Sun Was Out
MÚSICOS:
Phil Ryan / organ, piano
Ritchie Francis / bass, piano, vocals
John "Pugwash" Weathers / drums, vocals
Raymond "Taff" Williams / guitar
Gary Pickford-Hopkins / vocals, guitar
Ritchie Francis / bass, piano, vocals
John "Pugwash" Weathers / drums, vocals
Raymond "Taff" Williams / guitar
Gary Pickford-Hopkins / vocals, guitar
LINK: