Com esta sonoridade, destilaram em suas canções uma forte base blues, em que lentamente se transformam progressivamente, com forte relevância para a guitarra, e em bons momentos, o magnífico violino passeia com solos precisos, conferindo uma atmosfera alucinante.
O álbum em questão foi lançado somente em 2000, a partir da remasterização de tapes resgatadas da época. Foram duas sessões realizadas nos estúdios de uma rádio alemã (SWF), uma em 1972 e outra em 1974.
Felizmente essas gravações ficaram guardadas e mantidas em boas condições, permitindo que esta pérola chegasse aos nossos ouvidos com excelente qualidade.
Conheci a música Follow me desta maravilhosa banda em uma coletânea intitulada Krautrock Music For Your Brain - Volume 3 - Disco 03 - 2005, em uma de minhas andanças pelo variado mundo da música proporcionado pelo magnífico PROG ROCK VINTAGE. É uma coletânea com vários volumes, com inúmeras bandas, que foi postada no referido blog, mas infelizmente, caso queiram conhecer, terão que esperar que sejam postadas novamente, no novo portal do blog, pois eu as consegui antes do blog ter sido detonado pelo google. Espero que em breve o Prog Rock Vintage nos contemple novamente com estas postagens.
Há um fato extraordinário neste álbum: na faixa Nordach há um solo de guitarra que foi plagiado por Gary Moore em seu clássico Still got the blues. Ele foi acusado e, após uma batalha de oito anos nos tribunais, foi condenado. Foi provado que um trecho do arrasador solo da música de Gary foi baseado no solo de Nordach, com alegação de que ele teria assimilado a melodia (apesar de nenhum álbum da banda ter sido lançado na época)- pois a música foi difundida nas rádios alemães por longo período - em uma de suas visitas ao país.
Apresento abaixo um vídeo com Nordach, para comprovar o plágio e para uma pequena degustação deste excelente álbum. O solo plagiado começa no minuto 6:18 nesta apresentação, porém chamo atenção para o fato de que a música foi cortada em cerca de dois minutos (iniciais, como poderão perceber), ou seja, na versão do álbum, o solo começa no minuto 8:16; apesar de que as primeiras notas da melodia já são apresentadas entre os minutos três e cinco da versão do álbum, e também no final da música, só que, em vez da guitarra, são apresentadas com vocal.
MÚSICOS:
Jürgen "Judy" Winter - vocals, bass, acoustic guitar
Peter Oehler - guitar, piano, vocals
Hannes Gremminger - violin, piano
Herbert Brandmeyer - drums
Elly Lapp - backing vocals
Clem Winterhalter - organ
MÚSICAS:
Peter Oehler - guitar, piano, vocals
Hannes Gremminger - violin, piano
Herbert Brandmeyer - drums
Elly Lapp - backing vocals
Clem Winterhalter - organ
MÚSICAS:
1. Inspiration 4:36
2. Danger of Shoot (early version) 4:47
3. Follow me 11:14
4. Friends 5:15
5. Catch the fly 8:00
6. Reaching 6:00
7. Danger of Shoot (real version) 8:10
8. Nordach 12:00
9. White Woman 4:10
LINK:
Um comentário:
Fausto, ficou legal pra caramba o Triad aqui no blog.
Postar um comentário