NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

WISHBONE ASH-WISHBONE ASH-INGLATERRA 1970





Eis o primeiro álbum da super banda Wishbone Ash; super banda sim, pois é o adjetivo mínimo que se pode apresentar para este grupo de músicos que tanto contribuiu para a discoteca dos amantes do rock'n roll.
É um álbum incrivelmente rico em variações de estilos musicais, predominando o rock, o blues e o jazz; e estas variações se dão na estrutura de cada música do álbum, fato este que leva muitos admiradores a classificá-la como uma banda de rock progressivo. Quanto a esta questão, sou adepto à definição de meu caríssimo amigo Mercenário Maldito - autor do magnífico blog PROGRESSIVE DOWNLOADS - que, frente a este impasse, escreveu as seguintes palavras: "Não me parece certo, dizer que o Wishbone Ash seja uma banda de progressivo, pode eventualmente lembrar essa corrente musical, numa ou noutra passagem, por conta da sua elaborada e complexa estrutura musical...". Eu acrescento que é realmente impressionante a forma como os quatro integrantes se harmonizam com tamanha precisão, e como desenvolvem suas belíssimas melodias com tanta riqueza de detalhes. Um outro ponto ainda, é que fazem tudo isso apenas com os instrumentos básicos (baixo, bateria e guitarras). Os dois guitarristas, Ted Turner e Andy Powell tinham tanto talento e entrosamento, que conseguiam tocar a mesma melodia, quase em uníssono, o que dá a impressão de que é aquele tipo de efeito sonoro em que um pedal faz gerar um duplo som com um pequeno atraso, fazendo parecer que há duas guitarras sendo tocadas ( creio que o nome do efeito seja DELAY...entendo "bulufas" de guitarra ). Destaco três músicas deste álbum que exprimem bem o que faz desta, uma das melhores bandas de todos os tempos; elas são a demonstração - para mim, irrefutável - de como se faz rock'n roll, de como se faz música de qualidade extrema e, principalmente, de como se faz música progressiva sem ser necessariamente uma banda de rock progressivo; são elas: Handy, Phoenix e a belíssima Errors of my way . Esta postagem dá início a um projeto dos blogs HOFMANNSTOLL e PROGRESSIVE DOWNLOADS, cujo objetivo é a postagem em parceria de alguns álbuns de determinadas bandas. As postagens dos álbuns de cada banda serão alternadas, de forma que um complementará a postagem do outro. Em cada postagem em parceria, haverá um link que levará os visitantes diretamente à postagem de outro álbum da banda.

http://progressivedownloads.blogspot.com/2010/01/wishbone-ash-theres-rub-1974.html - Este é o link que vai dar na postagem dos álbuns There's The Rub (1974) e Pilgrimage (1971). Lá também será possível compartilhar de um pouco da história do Wishbone Ash em resenhas muito bem elaboradas.
Esta parceria é um grande privilégio para mim, e será muito proveitosa, pois o PROGRESSIVE DOWNLOADS é um blog feito por quem realmente entende de música e sabe escrever sobre esta arte divina.

MÚSICAS:

01. Blind Eye
02. Lady Whiskey
03. Errors Of My Way
04. Queen Of Torture
05. Handy
06. Phoenix

MÚSICOS:

Martin Turner – Baixo, vocal
Andy Powell – Guitarra, vocal
Ted Turner – Guitarra, vocal
Steve Upton – Bateria

LINK:
http://depositfiles.com/files/sd0eksw7f