NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sábado, 17 de julho de 2010

JANE-HERE WE ARE-ALEMANHA 1973





Segue mais uma postagem que dá continuidade à grande parceria entre HOFMANNSTOLL e PROGRESSIVEDOWNLOADS
.
Neste último, foi postado o incrível álbum Jane III (1974), com uma resenha muito elucidativa e digna de uma grande banda, como é o caso desta. Visitem e confiram: aqui.

Logo abaixo sigo com uma apresentação da banda, concebida pelo ilustre Sr. RODERICK VERDEN, oriunda de seu comentário na postagem citada acima. Agora vejam vocês, caros visitantes, que a precisa e enxuta viagem pela história dos lançamentos da banda, nasceu de uma "mera" contribuição no espaço reservado a comentários; e que contribuição! Quisera eu ter sempre em minhas postagens um comentarista deste nível... rs!


"O Jane é um grupo bem peculiar. Além das mudanças constantes na formação, ocorreu igualmente mudanças no seu som. Enquanto no primeiro disco(Together) não havia música instrumental, no segundo gravaram três, sendo q uma delas é a faixa de abertura. No primeiro, eles tinham um vocalista, é q só ficava por conta de segurar um microfone(rs), no segundo, o vocal é feito pelo baterista. Tal álbum contém talvez a melhor música do grupo: "Out on the Rain", q é o q costumo chamar de balada progressiva, com refrão contagiante, um mellotron q dá um clima viajante e um belíssimo solo de guitarra. Em duas das faixas instrumentais, escutamos vozes femininas. Não é um disco tão ousado como o "Together", de músicas mais curtas e de pouco tempo de audição(no máximo 33 minutos), mas é um belo disco.
O "Jane III", vcs já sabem como é.
No disco seguinte, "Lady", voltam a ter tecladista, e esse q faz o vocal(a meu ver, o pior cantor q já passou pelo Jane). Na parte das teclas, o orgão continua predominando, mas escutamos piano elétrico(o Jane nunca foi muito de usar piano)em duas faixas, há a presença de sintetizador tb. As músicas são um pouco mais curtas e simples. Já o "Fire, Water...", na minha execrável opinião, é o mais progressivo de todos, tipo space rock, com muito sintetizador. Desta vez, o guitarrista assume os vocais. Daí em diante, o grupo continua a nos surpreender, no "Age of Madness", o ecletismo chega a tal ponto, q nem parece ser um disco de uma banda só, parece aqueles discos com uns 5 conjuntos. Há quem não goste desse álbum, eu adoro! Dos anos 80, só conheço bem dois álbuns. O de 1980 é bem querido pelo público, mas tem as características de certos discos oitentistas: músicas mais simples e comercias, com solos curtos, embora ainda haja melodias sofisticadas, e, pela segunda vez, ingressa no Jane, um cantor segurador de microfone-rs, q faleceu pouco tempo depois da gravação do disco. O trabalho de 1982, é bem curioso tb, pois o grupo se tornou um trio. O baixista/vocalista, q participou do "Jane III", volta, e o som é bem pesado, porém com músicas mais curtas e solos idem- sem teclados."

Diante desta excelente apresentação, resta-me o papel coadjuvante, contribuindo com alguns pontos sobre o álbum em questão.
A primeira faixa, a maior do álbum, logo na introdução já anuncia à que veio, com forte expressão instrumental, digna do primeiro e magnífico álbum de estreia.
A segunda, é a bela "balada progressiva" - muito bem observada por nosso colaborador -; uma faixa de rara beleza, com um andamento arrastado e cadenciado. As andanças do melotron e da guitarra lembram muito o estilo da música For No One do Barclay James Harvest - outra balada inesquecível, e que pode ser ouvida no Player do blog, ou mesmo baixada na postagem do álbum ao vivo deles.
A faixa homônima é uma porrada crescente, mas tão crescente que há uma perda de controle - proposital, é claro - em que os caras parecem estar enlouquecidos, numa viagem frenética, histérica, maravilhosamente entorpecidos.
Temos ainda a inspiradíssima Daytime, outra balada melódica e com instrumental divino, em que se destaca o lindo solo de guitarras. Enfim, o álbum é de excelente qualidade. São várias faixas que dão o tom viajante do progressivo daquela época de ouro que foi a década de 1970.

MÚSICAS:

1. Redskin
2. Out In The Rain
3. Dandelion
4. Moving
5. Waterfall
6. Like A Queen
7. Here We Are
8. Daytime (Single)
9. Hangman (Instrumental)
10. Here We Are (Single)
11. Redskin (Single)

MÚSICOS:

Klaus Hess / lead guitar, bass
Wolfgang Krantz / lead guitar, bass
Werner Nadolny / organ, Mellotron
Peter Panka / drums, vocals

Brigitte Blunck / backing vocals (1), vocals (5)
Dieter Dierks / electronic f/x (6)
Ariane Gottberg / backing vocals (1), vocals (5)
Peter Heinemann / backing vocals (1)
Miriam Kalenberg / backing vocals (1), vocals (5)
Günter Körber / words, backing vocals (1)
Angelika Winkler / backing vocals (1), vocals (5)

LINK: