NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

domingo, 30 de maio de 2010

CAETANO VELOSO-TRANSA-BRASIL 1972



Caetano Veloso é um dos grandes compositores brasileiros, responsável por uma vasta coleção de álbuns magníficos e inovadores.
Transa é, talvez, a melhor representação da criatividade e audácia deste músico inquieto, inquietante e transformador. Encontramos aqui, tudo o que há de mais agradável nos contornos da arte musical. São pérolas auditivas distribuídas ao longo de uma obra impecável em relação aos elementos essenciais para a concepção de uma obra prima.
Neste álbum (gravado em Londres em 1971), Caetano passeia com incrível peculiaridade entre o belo e simples, compondo frases musicais e melodias de forma extremamente sensível, transitando entre as líguas portuguesa e inglesa, traduzindo o sentido maior da expressão sonora; o rock inglês e a MPB unidos na criatividade de um artista sem fronteiras e sem pudor, em relação às diferenças culturais.
Não são poucas as influências que desfilam no álbum, tanto musicais quanto literárias; que vão desde Beatles a Monsueto Menezes, passando por Luiz Gonzaga e Gregório de Matos. E são grandiosas as releituras dessas influências. Cada frase, cada citação, cada acorde é representado com maestria e percepção do verdadeiro sentido do belo em sua essência.
Caetano - nesta época exilado em Londres - rasga a fronteira de seus dois mundos, tanto o físico quanto o sensitivo, numa "mistura de misturas" que transporta os ouvintes aos limites da sensibilidade, numa satisfatória confusão entre o real e o surreal, o simples e o complexo, entre a MPB e o bom rock'n roll. São rajadas e mais rajadas do que havia de melhor no rock, na mpb e na poesia.
Um composto instrumental sensacional, em que a bateria e o baixo elevam todo o conjunto a um patamar roqueiro legítimo; a percussão é excelente e requintada; e as cordas, além da presença marcante no conjunto, têm monumentais momentos individuais, por vezes atingindo um êxtase sonoro. Quanto aos vocais, Caetano está em sua melhor forma, divino.
A sensação geral é de estarmos em um barzinho, num show bem intimista; até mesmo porque o próprio Caetano afirmou que todo o álbum foi gravado num clima bem próximo de show ao vivo.
Mora na Filosofia é uma das faixas cujo arranjo e execução leva o ouvinte a viajar de forma involuntária dos sentidos, da periferia para o centro do ser, ou vice versa. Um invólucro de sensações agradabilíssimas; um transportar-se saudosista altamente revigorante.
You Don't Know Me fará o ouvinte delirar com o baixo, a bateria, a percussão e a viola; com o magnífico vocal de Gal e com o solo monumental de violão de Macalé; além do vocal essencial do mestre Caetano. Um estilo livre e peculiar de se fazer música, independendo dos limites aceitáveis ditados pela indústria fonográfica. Linda! Rock'n Roll!


01-You Don_t Know Me


05-Mora na Filosofia

MÚSICOS:

Caetano Veloso-voz e violão
Jards Macalé-violão e guitarra
Moacyr Albuquerque-baixo
Áureo de Souza-bateria e percussão
Tutty Moreno-bateria
Gal Costa-voz (participação especial)
Ângela Ro Ro-gaita (participação especial)

MÚSICAS:

1-You don't know me-Caetano
2-Nine out of ten-Caetano
3-Triste Bahia-Caetano
4-It's a long way-Caetano
5-Mora na filosofia-Monsueto Menezes
6-Neolithic man-Caetano
7-Nostalgia (That's What Rock"n Roll is All About)-Caetano

LINK: