NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 23 de julho de 2010

JASPER WRATH-JASPER WRATH-USA 1971



Nós, os amantes da boa música, música de qualidade, fazemos parte de um seleto grupo, cuja longevidade, creio ser muito incerta. Somos extemamente seletistas, portanto vivemos um dilema um tanto desconfortável, frente ao rumo "involutivo" que foi traçado para esta arte, a partir do início da década de 1980.
A impressão que tenho, é que somos de uma classe à beira da extinção. Vivemos a cavar sob os escombros que se amontoaram em nossas saudosas décadas de 1960 e 1970. Já se passaram mais de trinta anos, e sequer há um indício de que as coisas possam melhorar; digo em termos de qualidade.
Eu já desabafei algumas vezes, aqui no blog, a respeito dessas questões que são intensas em minha vida. Lembro-me de uma passagem - quando da postagem do álbum Prelude, do Deodato -, em que eu disse: "E pudera eu não assistir décadas de INVOLUÇÃO. Em verdade, não quero ressurreição (apesar de que, é melhor que nada), quero é revolução. Não quero meus heróis fazendo tudo de novo; quero é novos e velhos músicos fazendo música nova, mas música de qualidade; quero é EVOLUÇÃO." Isto é apenas parte do que se dá em mim, frente ao cenário atual; é o que eu consigo expressar em palavras.
Não fosse a internet, sinceramente não sei o que seria de muitos de nós, pois visto a escassez, a evasão de outros meios para se obter obras dos gêneros apreciados por nós. Quando muito, os temos em quantidades limitadas, porém com custo extremamente elevado. Muitos, sem a internet, seriam levados a uma condição frugal, em relação aos prazeres auditivos.

Quanto à obra em questão, já sondei em todas as lojas que conheço, encontrando sempre a mesma resposta: desconheço... Até mesmo na rede, as informações sobre a banda são muito magrinhas e confusas. Para maiores informações sobre a falta de informação (rs), vide a outra postagem que fiz, aqui mesmo no blog, sobre outro álbum da banda.
Felizmente, após longos dias de pesquisas, tenho algumas boas novas sobre os mistérios que sondam esta banda que considero alucinante.
Não entrarei em detalhes sobre a formação da banda. Somente acrescentarei alguns pontos sobre outros lançamentos.
Pelo que pude perceber, foram lançados outros dois álbuns, em 1977. Coming Home (ou Coming Back) e Zoldar & Clark, respectivamente creditados a Arden House e Zoldar & Clark; portanto não são álbuns oficiais do Jasper Wrath. Apesar de as músicas terem sido gravadas pelo Jasper, rola uma confusão, em torno desses lançamentos, em que dizem que foram secretos, e lançados com estes nomes.
O importante mesmo, é que temos algo a mais para conhecer, além desses dois álbuns postados aqui no blog.
Infelizmente não consigo os referidos álbuns, nem para comprar, nem para fazer download.
Posso adiantar que uma das mais belas músicas não está neste, nem na coletânea que foi postada aqui. É a belíssima, inspirada e melodiosa Father. Uma faixa de beleza exuberante, cujo vocal faz lembrar muito Hellmut Köllen do Triumvirat. A canção em si, deixa no ar certa referência às baladas do álbum Spartacus , porém com uma digníssima bateria "crimsoniana" (Michael Giles). Com lindíssimo trabalho de orquestração feita por mellotron, ao fundo. O único dolorido ponto fraco da faixa é o curto tempo, principalmente depois da entrada dos vocais e do instrumental completo.
Father está disponível, apenas para audição, no link que incluí na postagem do outro álbum, e neste outro aqui: http://www.myspace.com/zoldarandclark
Espero, ansiosamente, o dia em que conseguirei o álbum que contém Father, para que possa disponibilizá-lo aqui no blog. Para minha infelicidade, não tenho informação de que álbum esta música faz parte. Talvez ela tenha sido lançada apenas na coletânea, a qual eu postei um dos volumes. O outro ainda não consegui. Na coletânea, eu sei que tem esta música, porém resta saber se as faixas do Arden House são inéditas ou apenas mais uma coletânea.
Por enquanto, fiquem com este magnífico álbum que contém algumas músicas inéditas, em relação ao outro que postei outrora.
Jeff Cannata é o fundador desta poderosa banda, e um excelente baterista, que mostra todo seu talento em faixas como Mysteries e a magnífica Roland of Montevere.
Em 2009, não sei ao certo, Jeff Cannata lançou um álbum solo, ou melhor, parece ser uma banda chamada Cannata. Eu possuo este álbum - foi o único que consegui em minhas árduas andanças em busca de material a respeito do Jasper Wrath. É um álbum interessante em relação aos paradigmas da música atual. Chama-se My Back Pages, e é um álbum de releitura de diversas bandas. Dentre elas, destaco "Court of the Crimson King" pela fidelidade com que ele regravou. Éle tenta ser tão fiel às linhas gerais do original, que parece ter estudado cada virada da bateria minuciosamente. Há uma pequena diferença, apenas, no timbre das batidas. Para que todos possam conferir, decidi adicionar tal faixa ao álbum do Jasper Wrath.

MÚSICAS

1-Look To The Sunrise
2-Mysteries (You Can Find Out)
3-Autumn
4-Odyssey
5-Did You Know That
6-Drift Through Our Cloud
7-Portrait: My Lady Angelina
8-Roland of Montevere

MÚSICOS:

Jeff Cannata-bateria e vocal
Robert Gianotti-guitarra, flauta e vocal
Phil Stone-baixo e vocal
Michael Soldan-teclado e vocal




LINK: