NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sábado, 15 de junho de 2013

MASTER'S APPRENTICES-A TOAST TO PANAMA RED-AUSTRÁLIA 1972

    


No ano de 1972 - enquanto diversas bandas progressivas se preparavam para lançar seus álbuns mirabolantes, repletos dos magníficos instrumentos da música clássica, que seriam somados às eternas obras do progressivo mundial -, a fantástica banda Master's Apprentices lança seu 4º e mais audacioso álbum. Com forte inclinação para o rock progressivo, porém, na contramão dos gigantes do estilo, conceberam sua obra apenas com os instrumentos básicos de rock. 
Ainda no mesmo ano, Black Sabbath e Wishbone Ash também lançaram obras altamente inspiradas, respectivamente Vol 4 e Argus. Cito esses dois exemplos, pois além do mesmo ano de lançamento, guardam semelhantes aspectos relativos à tendência progressiva e à escolha dos instrumentos, ocorrendo apenas, aqui e ali, alguma pitada de piano, órgão e mellotron, em uma ou outra faixa desses álbuns. No caso do Argus, a faixa Throw Down The Sword conta com a ilustre, porém um tanto insossa, participação do grande John Tout do Renaissance, tocando órgão. Todas as outras faixas foram gravadas somente com vozes, baixo, bateria e guitarras.
A grandiosidade é outra semelhança revelada por esse álbum, em relação às gloriosas obras citadas acima. Sim, pois trata-se de um trabalho que contém músicas muito refinadas, cujas linhas melódicas são excelentes e muito bem trabalhadas.
Essa obra é o resultado do amadurecimento da banda, que já estava na estrada desde 1967, quando faziam um rock competente, com influências mais voltadas para o blues. Inclusive, a banda se intitulava "aprendizes dos mestres" do blues. Na verdade, eles iniciaram antes suas atividades, em 1964, com o nome The Mustangs. A banda era realmente boa para os padrões sonoros da época, em que a grande onda era o som de Beatles e Stones.
Há, pelo menos, cinco faixas significativas, em relação à qualidade musical, que faz a obra ser admirada. Dentre elas, eu posso citar três que trafegam fora da curva. São elas: Beneath the Sun, Games We Play I e Games We Play II. Apesar das duas últimas recorrerem mais à linha progressiva, aponto Beneath the Sun para degustação, como fosse um raríssimo vinho, cujas uvas são de uma combinação de raridade ímpar, resultando numa explosão de sabores extremamente requintados.
Beneath the Sun é uma sensibilíssima balada, aparentemente inofensiva - transcorrendo inicialmente com uma suavidade wishboneashiana -, mas que guarda uma surpresa inesperada e venenosa; eu diria altamente alucinógena e triunfante em seus minutos finais. É realmente algo inusitado, inesperado e magistralmente conduzido, de tal forma que contagia ao ponto de aumentar o volume ao máximo. Não há outra reação mais coerente. A força do baixo e da batera são surpreendentes. O solo de guitarra é alucinógeno. O ritmo é altamente contagiante. Os efeitos sonoros são fantásticos. A linha melódica é divinamente bem sucedida. Tudo é simplesmente incrível e gratificante.
A título de curiosidade, na faixa Games We Play II, um poema é recitado durante boa parte dela. Trata-se de um trecho do livro O Profeta do grande poeta e escritor Gibran Khalil Gibran. Apesar de eu não ser muio fã de citações ou declamações em músicas - penso que se não se tem capacidade para musicar um texto, deixe-o em sua forma escrita, ou declame-o em voz alta, mas não o insira em uma música -, achei que foi uma bela homenagem ao "Mestre"; ainda que eu preferiria que a música fosse toda instrumental ou com letra musicada, em vez de recitada.

02-Beneath The Sun


04-Games We Play II



MUSICAS: 

01. Answer Lies Beyond - 3:36
02. Beneath The Sun (Doug Ford) - 6:06
03. Games We Play I - 6:54
04. Games We Play II - 4:15
05. The Lesson So Listen - 3:10
06. Love Is - 4:10
07. Melodies Of St. Kilda - 2:54
08. Southern Cross - 4:52
09. Thyme To Rhyme - 2:37


MÚSICOS:

- James Keays - lead vocals, effects
- Doug Ford - lead guitar, acoustic guitar, vocals
- Glenn Wheatley - bass, vocals
- Colin Burgess - drums, percussion, vocals


LINK:
http://www.mediafire.com/download/nwezrbdjar6ld0s/Masters_Apprentices1972+%40%40%40.rar