NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

terça-feira, 28 de junho de 2011

JEFF BECK-BLOW BY BLOW-INGLATERRA 1975






Com esta postagem quero fazer uma homenagem a este músico incrível, deixando um registro para representar minha gratidão ao estilo singular que ele desenvolveu ao longo de três décadas.
Escolhi o álbum Blow by Blow como símbolo representativo, pois por sua magnitude musical e pela simbiose que foi gerada entre mim e esta obra fantástica, desde a primeira vez que a ouvi.
Este álbum surgiu em um momento intenso de descobertas musicais, em minhas buscas infindas e desenfreadas por sonoridades diversas das que se apresentavam em minha mísera discoteca de então.
Blow by Blow é uma obra desenvolvida com audácia e desenvoltura, livre de rótulos ou contextos taxativos. Não há limites claros para o alcance que esta obra pode atingir; é algo que transcende, e que talvez só possa ser alcançado numa intensa conexão entre ela, a obra, e  um mágico momento do ouvinte, tudo permitido pela maestria do artista apreendedor, ele: Jeff Beck.
Exagero de minha parte? Sim, talvez, mas basta que se permita ouvir Diamond Dust, por exemplo, para se ter uma ideia do que estou tentando dizer. Deparamo-nos aqui com uma música que qualifica, dignifica a arte musical. São acordes sucessivos de beleza extrema. É como se a música tivesse alma, tivesse voz, e seu tema principal fosse a beleza da tristeza, ou vice-versa. O arranjo é impecável e encantador, sério e imortal, clássico, lírico e dramático.
Eu não poderia deixar de citar a atuação de Max Middleton na música em qustão. Desde os primeiros acordes, o cara nos envolve (a ponto de confundir a cabeça - se ouvirmos a música com fone) com uma performance fantástica. Além dele, faz-se extremamente necessário citar o baterista, que nos presenteia, mais para o final da faixa, com rara demonstração de harmonia, com notável habilidade, pertinentes toques de sutileza e grandiosidade,  numa fantástica demonstração de como ser perfeitamente harmônico com batidas tão "descadenciadas". Nunca ouvi nada parecido e tão perfeito.
Como disse outrora, esta é minha homenagem.
Fiquem em paz ao som de Diamond Dust:

09 - Diamond Dust


MÚSICAS:

01. You Know What I Mean (J.Beck/M.Middleton) – 4:06
02. She's A Woman (J.Lennon/P.McCartney) – 4:31
03. Constipated Duck (J.Beck) – 2:48
04. Air Blower (J.Beck/M.Middleton/R.Bailey/P.Chenn) – 5:09
05. Scatterbrain (J.Beck/M.Middleton) – 5:37
06. Cause We've Ended As Lovers (S.Wonder) – 5:42
07. Thelonius (S.Wonder) – 3:17
08. Freeway Jam (M.Middleton) – 4:58
09. Diamond Dust (B.Holland) – 8:25


MÚSICOS:

- Jeff Beck - guitars
- Max Middleton - keyboards
- Phil Chenn - bass
- Richard Bailey - drums, percussion


Producer – George Martin
Arranged By [Orchestra] – George Martin
Engineer – Denim Bridges
Recorded at AIR Studios, London.


LINK:
http://www.multiupload.com/C3BGSJYRZN