NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MELLOW CANDLE-SWADDING SONGS-IRLANDA 1972




Mellow Candle é uma banda folk irlandesa que se perdeu no tempo e nas curvas do destino. Lançaram apenas este álbum em 1972, mas, ao que parece, houve outro lançamento com algumas faixas inéditas, porém não há como afirmar em função da pobreza de informações.
Apesar de ser rotulada como uma banda de folk, eles até que têm certa tendência progressiva na estrutura de algumas músicas; o que não era coisa muito incomum naqueles tempos, principalmente para as bandas deste estilo. O fato é que se observarmos bem, quase todas as bandas folk daquele período são enquadradas, pela maioria, no universo da música progressiva.
O álbum apresenta doze pequenas faixas, e apenas uma ultrapassa os cinco minutos. Quase todas têm arranjos instrumentais bastante agradáveis que, apesar de nada de extraordinário, é sinônimo de coesão e maturidade da banda. Os arranjos vocais também são muito interessantes, apresentando duas cantoras que dividem as atenções, cumprindo muito bem as suas funções. Elas cantam em couro a maioria das faixas, porém, numa agradável observação, percebe-se, em algumas faixas, que elas cantam em canais distintos, de forma que se diferencia muito bem a atuação de cada uma - a faixa 06 é um bom exemplo.
Podemos observar em várias bandas deste estilo, que- tendo-se em mente o avanço da década de 1970 - aquele folk raiz do final da década de 1960 foi dando espaço para uma música com influência mais notável do rock. Portanto com a banda Mellow Candle não foi diferente, apesar de que aqui, nota-se uma fuga ainda mais significativa das raízes do folk; sem que isso signifique ausência de qualidade, pois alguns elementos essenciais permanecem presentes.
Na minha opinião, a faixa Sheep Season é uma das mais belas, pois tem por base um arranjo extremamente maduro, desenvolvido com muita precisão dos instrumentos. No final da música há um instrumental relativamente longo e encantador, com uma rica e criteriosa harmonia.
Esta postagem é, principalmente, para os amantes do folk-rock e dos vocais femininos.


02-Swaddling Songs

09-By or Beware

11 - Lonely Man



LINK:
http://www.multiupload.com/P0OTY08QCV