NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

FEITHFUL BREATH-FADING BEAUTY-ALEMANHA 1973


Deparamo-nos mais uma vez com o cenário progressivo alemão do início da década de 1970. Alguns exemplares magníficos já foram apresentados aqui no blog (Wallenstein, Pell mell, Haze, Jane, Frumpy, Twilight, dentre outros), entretanto ainda há muito para ser postado por mim, além de tantos outros que ainda desconheço. Enfim, a Alemanha foi, sem sombra de dúvida, um dos grandes berços de ouro da música de qualidade.
O presente álbum é mais uma das jóias raras da música progressiva alemã; é mais uma prova da qualidade impecável das bandas desconhecidas daquele movimento, cuja criatividade estava à altura das melhores bandas, do cenário progressivo mundial, que estavam expostas na pauta da mídia e dos críticos da época.
A banda apresenta um trabalho focado no progressivo sinfônico, com sensacionais passagens inebriantes, apresentadas em apenas três faixas longas: uma que pouco passa dos dez minutos, outra com doze, e a última com seus vinte e poucos.
A primeira faixa transporta-nos por uma atmosfera de sonhos de lindas paisagens, cuja sensibilidade das melodias belíssimas são conduzidas por um instrumental rico e harmonioso que dignifica a música progressiva, e nos faz crer que a música é a mais bela das artes, capaz de nos deixar em completo estado de êxtase, em magníficas e suaves passagens, com o típico toque de clima melancólico da época. O órgão e o mellotron, logo na introdução, colocam-nos em cheque em relação à qual dos dois são de mais intensa beleza. Logo em seguida surgem as magníficas guitarras "semi acústicas" de tamanha beleza e feeling. O baixo também é um destaque à parte; com desenvoltura marcante e melódica, ele funciona como uma espécie de percussão, ao bom estilo de Yes e Renaissance. A bateria é perfeitamente ajustada ao clima geral apresentado acima, sendo enérgica nos momentos precisos, e sutilmente criativa em todos os momentos exigidos.
A segunda faixa trilha também por sonhos e paisagens, possibilitando passagens igualmente magníficas. É incrível a capacidade que tiveram de lançar duas pérolas do mais alto nível; isto já valeria o álbum. Além dos ingredientes apresentados na primeira, nesta faixa eles acrescentam um magnífico piano, além de um belíssimo vocal feminino a solfejar belíssimas melodias. Um clássico!
A terceira e última faixa é uma suíte de quase vinte e dois minutos. Intensa e cheia de lirismo, é a única faixa que é cantada. São várias passagens belíssimas, com intensos sintetizadores, órgãos, guitarras e mellotrons, e algumas pequenas passagens acústicas.
Após este álbum, a banda gravou Back on My Hill, que iniciou-se em 1977 e teve seu lançamento em 1980. Um belo álbum, porém já não apresentavam o mesmo vigor de outrora. É notória a intenção um tanto comercial apresentada pelo grupo. Desta vez já não gravaram músicas instrumentais, e com bem menos inclinação progressiva. Porém, como dito acima, trata-se de um bom álbum. A faixa título é uma bela balada, com melodia bastante agradável. Julgament Day tem uma boa estrutura progressiva que preserva um pouco da essência do álbum anterior. Além da faixa título, temos Stick in Your Eyes e Die Mörderbiene (bônus) como faixas que fazem valer o álbum.
Após este lançamento, a banda seguiria para o estilo heavy metal, lançando alguns álbuns na década de 1980.

1. Autumn Fantasia: Fading Beauty


2. Autumn Fantasia: Lingering Cold

MÚSICAS:

1- Autumn Fantasia: Fading Beauty

2- Autumn Fantasia: Lingering Cold

3- Tharsis


MÚSICOS:

- Heinz Mikus / vocals, guitar
- Horst Stabenov / bass
- Manfred von Buttlar / keyboards
- Jurgen Weritz / drums
- Renate Heemann / backing vocals


LINK:
http://205.196.123.8/aaitoaddo5gg/4aojlk3k3l9gb4y/Faithful.Breath73.rar
ou
http://yadi.sk/d/njDZqcWl4D4bR