NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FINCH-BEYOND EXPRESSION-HOLANDA 1976



Eis mais uma obra grandiosa do estilo progressivo, cujo termo mais apropriado para reverenciar, seria "pérola do progressivo".
Assim como Four Moments do Sebastian Hardie e Voci de Luciano Basso, este álbum proporciona momentos de beleza extrema, encimado por uma atmosfera alucinante de qualidade indiscutível. Obras como estas, revelam a força característica que a música progressiva assumiu em meados da década de 1970. Neste período, algumas bandas surgidas na década de 1960, já começavam a aparentar certo cansaço; já não concebiam mais obras com o vigor de outrora, quer seja por mudanças no elenco, quer por falência do processo criativo, ou por quaisquer outros motivos. Outras tantas, reafirmaram toda sua excelência com lançamentos tão ou mais magníficos que suas obras anteriores.
Este grupo que representa as bandas surgidas próximas à metade da década de 1970, estavam no início de seu processo criativo, com farta oferta de obras sublimes como escola e fonte de inspiração - obras estas, lançadas pelos gigantes que os antecederam.
Infelizmente, tiveram pouco tempo para se consolidar, devido às mudanças impostas pelo cruel mercado fonográfico e à aproximação da trágica década de 1980. Esta infeliz década anunciou a "morte da música", encerrando de vez os sonhos das gerações anteriores, e fundando a miserável realidade das posteriores, em termos de qualidade musical. Volto a lembrar a minha mais cruel denúncia: a "morte da música" foi decretada quando do descaso com os arranjos de bateria, ou seja, quando da "morte da bateria".

01-A Passion Condensed

O grande parceiro e amigo MERCENÁRIO MALDITO, do magnífico blog PROGRESSIVE DOWNLOADS teve a grandeza de postar este belíssimo álbum, bem como o anterior (Glory of the Inner Force-1975), oferecendo numa excelente resenha, uma verdadeira contemplação das obras e da história da banda.

Músicos:
Joop Van Nimwegen: guitarras
Cleem Determeijer : teclados
Peter Vink : baixo
Beer Klaasse :bateria

Músicas:
A Passion Condensed - 20:09
Scars On The Ego – 8:54
Beyond The Bizarre – 14:24
LINK:

[REPOST] PAT METHENY GROUP-SPEAKING OF NOW-USA 2002


Pat Metheny Group lançou seu primeiro disco, homônimo, em 1978. Speaking of now é o 13º na carreira do grupo que é liderado pelo emblemático músico Pat Metheny, que já soma um total mais de quarenta títulos lançados, passeando por diversos estilos, que vão desde o jazz fusion até o rock, tendo como foco principal o jazz contemporâneo.
Metheny é um guitarrista indiscutivelmente maravilhoso, tendo como reconhecimento, diversos prêmios, dentre eles quinze Grammy, sendo que, sete consecutivos.
Speaking of now é um álbum delicioso e de fácil assimilação, apesar de ter sua espinha dorsal bastante complexa, com arranjos impecáveis. Isso é resultado de uma grande liberdade e harmonia entre os músicos.
As melodias e os arranjos são o ponto forte deste músico, o que fica muito claro logo na primeira faixa do álbum. As it is é carregada de uma melodia belíssima, sendo muito bem aproveitada no decorrer de toda a música, com um instrumental extremamente rico, além de "vocalizes" que a engrandecem ainda mais; é realmente maravilhosa e viciante.
Todo o álbum é riquíssimo em todos os aspectos, e as lindas melodias vão surgindo pouco a pouco em cada faixa, trafegando por ritmos suaves e dóceis, criando atmosferas viajantes, até outros, de sensacionais passagens vigorosas. É um álbum completo.

01-As it is

Com o propósito de degustação, como fosse um raro e bom vinho, apresento (em vídeo) uma bela demonstração do estilo de Pat Metheny. Trata-se da grandiosa música 'Manuel, o audaz' de Toninho Horta e Fernando Brant, em que Pat faz o lendário solo de guitarra, acompanhado pelo violão de Toninho. Pat sempre foi muito fã deste fabuloso músico mineiro. VIVA TONINHO HORTA!


MÚSICAS:

1. As It Is
2. Proof
3. Another Life
4. The Gathering Sky
5. You
6. On Her Way
7. A Place In The World
8. Afternoon
9. Wherever You Go

MÚSICOS:

Pat Metheny: acoustic, eletric & synth guitars
Lyle Mays: acoustic piano, keyboards
Steve Rodby: acoustic bass
Richard Bona: vocals, percussion
Cuong Vu: trumpet, vocals
Antonio Sanchez: drums