NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

FINCH-BEYOND EXPRESSION-HOLANDA 1976



Eis mais uma obra grandiosa do estilo progressivo, cujo termo mais apropriado para reverenciar, seria "pérola do progressivo".
Assim como Four Moments do Sebastian Hardie e Voci de Luciano Basso, este álbum proporciona momentos de beleza extrema, encimado por uma atmosfera alucinante de qualidade indiscutível. Obras como estas, revelam a força característica que a música progressiva assumiu em meados da década de 1970. Neste período, algumas bandas surgidas na década de 1960, já começavam a aparentar certo cansaço; já não concebiam mais obras com o vigor de outrora, quer seja por mudanças no elenco, quer por falência do processo criativo, ou por quaisquer outros motivos. Outras tantas, reafirmaram toda sua excelência com lançamentos tão ou mais magníficos que suas obras anteriores.
Este grupo que representa as bandas surgidas próximas à metade da década de 1970, estavam no início de seu processo criativo, com farta oferta de obras sublimes como escola e fonte de inspiração - obras estas, lançadas pelos gigantes que os antecederam.
Infelizmente, tiveram pouco tempo para se consolidar, devido às mudanças impostas pelo cruel mercado fonográfico e à aproximação da trágica década de 1980. Esta infeliz década anunciou a "morte da música", encerrando de vez os sonhos das gerações anteriores, e fundando a miserável realidade das posteriores, em termos de qualidade musical. Volto a lembrar a minha mais cruel denúncia: a "morte da música" foi decretada quando do descaso com os arranjos de bateria, ou seja, quando da "morte da bateria".

01-A Passion Condensed

O grande parceiro e amigo MERCENÁRIO MALDITO, do magnífico blog PROGRESSIVE DOWNLOADS teve a grandeza de postar este belíssimo álbum, bem como o anterior (Glory of the Inner Force-1975), oferecendo numa excelente resenha, uma verdadeira contemplação das obras e da história da banda.

Músicos:
Joop Van Nimwegen: guitarras
Cleem Determeijer : teclados
Peter Vink : baixo
Beer Klaasse :bateria

Músicas:
A Passion Condensed - 20:09
Scars On The Ego – 8:54
Beyond The Bizarre – 14:24
LINK:

Um comentário:

Mercenário Maldito disse...

Saudações Caro Amigo e Parceiro Faustodevil!

Bicho, não tenho palavras para agradecer-lhe pela sua generosidade em dar continuidade a essa nossa grande e forte parceria.
Lendo sua magnífica e oportuna resenha, não há como negar que a fatídica década de 80 (e todas as suas implicações econômicas e comerciais) representaram um forte e quase fatal golpe na boa música. Principalmente no que se refere ao Prog.
Infelizmente de lá pra cá, poucos foram aqueles que conseguiram com competência criatividade, coragem e habilidade dar continuidade, ainda que de maneira árdua e cautelosa, para a evolução desse gênero musical. Mas felizmente ainda existem alguns significativos "focos de resistência", que se empenham em eternizar a linha evolucionário do Prog.
Poderia aqui enumerá-los, mas não é o caso. O importante é evidenciar que todos esses gloriosos "combatentes", ainda zelam pela música, pensada, criada e executada por músicos e não por uma simples série de teclados, sequenciadores e tantos outros recursos que eliminam a existência física do músico.
Parabéns pela brilhante resenha e
mais uma vez, agradeço pelas suas gentis palavras.
Longa Vida a Nossa Parceria!
Um Grande e Forte AbraçO!
Muita Paz, Saúde, Alegrias e prosperidade para vc. e todos os seus familiares.
MM:.