NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PELL MELL-MARBURG-ALEMANHA 1972



Eis o primeiro álbum do Pell Mell. Eis a elevação da beleza, da criatividade, da genialidade, do lirismo.
Nesta obra, aliás, em todas do Pell Mell é muito forte a presença de composições extremamente complexas, porém de agradabilíssima audição. São incríveis mudanças de ritmo executadas com muita propriedade; cada ritmo encaixando-se perfeitamente ao outro, formando, assim, obras de rara beleza.
Por todo o álbum, encontramos variados e magníficos solos que, de forma impressionante, são normalmente acompanhados por outro instrumento, e sempre tocados em canais distintos. Na maioria das vezes, é o órgão que faz este papel de acompanhante - dos violinos ou das guitarras -, em outras, o piano, e, ainda em outras, uma orquestração de mellotron.
A divisão dos instrumentos em canais distintos, é realmente interessante, pois permite uma agradável e fácil assimilação. Por vezes, ficam apenas a monstruosa bateria e o colossal baixo colocados em um dos canais, proporcionando uma sensação agradabilíssima.
Numa interessante observação, o amigo Roderick Verden, sugere que o Pell Mell - assim como Rick Wakeman e Focus - são os maiores "ladrões" de música clássica. Realmente não são poucas as referências que, inclusive, nos acomete de sensações de familiaridade, ora de fácil associação, ora de
intrigantes incertezas quanto à origem, devido a massificação da memória. São "assaltos" definitivamente saudáveis e vitoriosos, que , aliás, muitas das vezes, não são só da música clássica, mas também de bandas de rock anteriores a eles.
A faixa intitulada Moldau é a mais curta e a única instrumental. É uma de minhas músicas instrumentais favoritas. Se eu tivesse o privilégio de ter gravado esta maravilha, apenas a prolongaria mais cinco ou seis minutos, talvez mais outros dois para compensar a introdução, que reproduz sons de água corrente e cantos de pássaros, acompanhados por uma solitária flauta. Por sua beleza inexprimível, ocupará a posição privilegiada de vitrine no player desta postagem.


02-Moldau



MÚSICAS:

1-The Clown And The Queen
2-Moldau
3-Friend
4-City Monster
5-Alone

MÚSICOS:

Jorg Gotzfried-baixo e vocal
Andy Kirnberger-guitarra
Bruno Kniesmeijer-bateria
Hans Otto Pusch-teclados
Thomas Schmitt-violino, teclados, flauta e vocal
Rudolph Schon-percussão e vocal


LINK:
http://www.multiupload.com/TOA7KDBW33