NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sábado, 4 de agosto de 2012

[REPOST] ROOM-PRE-FLIGHT-INGLATERRA 1970



Apresento mais uma daquelas raridades da década de 1970. Mais uma banda de um único e altamente magnífico álbum. Mais uma banda com talento extremado, e para nossa felicidade teve seu lançamento em CD em 2008 pelo selo Esoteric Cherry Red.
Há informações de que a banda participou de um concurso da Melody Maker e a premiação foi a gravação do álbum pela Decca. Assim surgiu Pre-Flight, um álbum recheado de criatividade e musicalidade, no melhor estilo para os amantes da boa música.
O desenvolvimento das idéias musicais permeia um misto de ambição e requinte, definidos numa estrutura de arranjos complexos e harmoniosos.
As fortes influéncias do jazz contribuem para um andamento diferenciado das faixas, em que as músicas tomam rumos diversificados, para um retorno magnífico a um único caminho bem definido. Mas, estas idas e vindas jazzísticas, além de não serem sufocantes, são colocadas em momentos muito pertinentes, e com maestria; ademais, o rock é predominante.
O blues surge de forma bastante significativa, e atige o ápice na segunda faixa, que é um sonsaço com incrível propriedade e perfeccionismo. Com instrumental impecável e vocal cheio de personalidade. Nesta faixa, a bateria é como raramente se encontra. É ajustada à estrutura da música com potência tão impressionante, que nos dá a impressão que as coisas vão desandar. Mas, pelo contrário, é definitivamente a força motriz que impulsiona um conjunto de qualidades exuberantes.
As influéncias da música sinfônica complementam as vibrantes viagens musicais, de forma extraordinária, com a participação especial de uma orquestra.
Também o progressivo passeia, vez ou outra, em algumas faixas, tornando-se muito mais notável na última, que é a maior e mais elaborada do álbum. Eu diria que, assim como com o Wishbone Ash, somos relativamente inclinados a enquadrá-los no universo progressivo devido à forma elaborada e complexa da estrutura das músicas. Entretanto, neste álbum, isto se torna ainda mais notável devido à inclusão da orquestra que atua magnificamente, em belíssimos momentos, com suas cordas e seus metais. Na última e grandiosa faixa, p. ex., somos surpreendidos com suaves e melódicas passagens da orquestra, intercalando com o peso da bateria, guitarras e baixo em uma atmosfera que lembra o estilo do Black Sabbath.
O vocal é sensacional. Jane Kevern desempenha um papel importantíssimo, com interpretação cuja sensibilidade a coloca entre as grandes cantoras do rock.
As duas guitarras desenrolam seus incríveis solos, uma em cada canal, sempre como se estivessem duelando. Os dois soam alucinantes.
A faixa Andromeda é uma pérola que marca profundamente, logo na primeira audição, devido a uma melodia de rara beleza, que fixa na memória e causa dependência. rs
A harmonia da banda transmite extrema maturidade. A atuação enérgica das guitarras e extrema precisão da bateria e do baixo, por vezes, nos remete à extraordinária performance do Wishbone Ash, e a faixa Big John Blues vai ainda mais longe na semelhança entre as duas bandas.
Enfim, trata-se de um belíssimo trabalho que explora o rock'n roll nas suas diversificadas possibilidades de fusão com outros estilos musicais. Uma obra interessantíssima, concebida em uma época que era propícia para músicos criativos, com vontade de fazer a diferença.
É o tipo de música elaborada com profundo conhecimento e sensibilidade, culminando num conjunto de qualidades impressionantes, que fazem deste grupo uma peça de colecionadores de diversos estilos musicais.

02 - Where Did I Go Wrong

05 - Andromeda 



MÚSICAS:

1- Preflight
2- Where Did I Go Wrong
3- No Warmth In My Life
4- Big John Blues
5- Andromeda
6- War
7 -Cemetery Junction

MÚSICOS:

Steve Edge: guitarra base e solo

Chris Williams: guitarra solo

Bob Jenkins: bateria

Jane Kevern: vocal

Roy Putt: baixo


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS:

- Michael J. Hart - bass
- Denis Nesbitt, Norman Jones - cello
- Max Burwood, Tom Lister - viola
- Brian Smith, Denis East, Eric Eden, Raymond Moseley - violin
- Mo Miller - flugelhorn
- Peter Hodge - trombone
- John McLevy, Nigel Carter, Ray Hudson - trumpet
- Richard Hartley - arranger, conductor
- Mickey Clarke - producer

LINK:
http://205.196.121.212/a3hbatu3o1sg/7kfomku6bp7kvc6/Room1970.rar