NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

segunda-feira, 10 de junho de 2013

THE UNDERGROUND SET-THE UNDERGROUND SET-ITÁLIA 1970





Engana-se quem pensa que o mundo da música não apresenta um constante movimento revolucionário. Lamentavelmente, esse processo é de uma involução em absoluta queda livre. Desde o final da década de 1970 acompanhamos o afloramento desse fenômeno de banalização da divina arte musical. Alguns, mais esperançosos, inocentemente, acreditavam que seria apenas um passageiro desvio de personalidade de uma geração, que logo seria reconhecido como sonho ruim. Aos poucos chegaram à conclusão que realmente era um pesadelo terrível, que assolaria o universo musical por muitas décadas.   
Felizmente, diversos (re)lançamentos de álbuns esquecidos no passado, surgem como a única esperança  para  amenizar a névoa que perdura, desde aquele tempo, até os nossos dias. Para iluminar as almas dos amantes da música nessas trevas que parecem não ter fim.
Eis que apresento esse raro renascimento de 1970, cuja sonoridade soa como um belíssimo presente aos desafortunados, renegados e órfãos amantes da verdadeira arte musical das décadas de 1960 e 1970. Uma obra instrumental monumental que retrata a vanguarda dessa banda italiana excepcional. Uma relíquia que ficou perdida no tempo. Uma tremenda joia lapidada por artistas do mais alto gabarito. Uma sensacional viagem musical que retrata a ousadia de um grupo de jovens que estava à frente do seu tempo, mormente pela coragem de lançar uma obra de rock instrumental, que passeia por outros estilos, dentre eles o progressivo; que inova, anunciando tendências para uma nova década que se apresentava, e, ao mesmo tempo, renova, mantendo o que havia de melhor da década que ficava pra trás, numa atmosfera impressionante de virtuosismo, criatividade e tantas outras qualidades sonoras extraordinárias.
Recentemente, somente após quatro décadas, sugiram informações afirmando que os integrantes da banda são, na verdade, exatamente os mesmos do ótimo grupo italiano Nuova Idea. Ou seja, os dois lançamentos (dos anos 1970 e 1971) do The Underground Set são projetos instrumentais do Nuova Idea, que precederam o lançamento oficial de seu primeiro álbum In the Beginning, também lançado em 1971.
O interessante é que esse projeto foi negligenciado pelos autores, por tanto tempo, visto que, apesar de não constar como principal, apresenta, na minha opinião, genialidade superior aos trabalhos oficiais da banda. Esse fato demonstra que não basta apenas músicos exímios para a concepção de uma obra grandiosa. Faz-se necessário um conjunto de qualidades, que são traduzidas em primordiais boas ideias, tais como: composições sólidas e extraordinárias, bem como uma grande dose de requinte.
Todas as faixas são fantásticas, e os músicos, igualmente. Órgão divino, baixo sensacional, guitarra alucinante, bateria magistral e pinceladas precisas de piano e flauta ocasionais.

07-Underground In Blue
.

14-Slaughter On The Motor Road (single B-side, 1970)


11-Emisfero (2nd version)


MÚSICOS:

- Marco Zoccheddu - guitar, vocals
- Claudio Ghiglino - guitar, vocals
- Giorgio Usai - keyboards
- Enrico Casagni - bass, flute, vocals
- Paolo Siani - drums, vocals


MÚSICAS:

01. Arcipelago 
02. Emisfero (1st version) 
03. Atollo 
04. Longitudine Est 
05. 36 Parallelo 
06. Samba Natalizia 
07. Underground In Blue 
08. Shake 26 
09. Equatore 
10. 7 Meridiano 
11. Emisfero (2nd verssion)


Bônus:
12. Tanto Per Cambiare 
13. Motor Road Underground 
14. Slaughter On The Motor Road
15. La Filibusta