NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RADIOMÖBEL-GUDANG GARAM-SUÉCIA 1978







SENSACIONAL!!!
Viagem garantida é o que encontramos nos acordes que passeiam por este álbum.
Enquanto as grandes bandas de rock progressivo definiam novos rumos sonoros - quando do final da década de 1970 -, o Radiomöbel faz o caminho inverso. O som remonta ao início da referida década, com arranjos intrumentais característico deste período, ou seja, um som que mistura crueza com melancolia, de forma extremamente melódica e limpa. Viagens espaciais de teclados e guitarras alucinantes, com levadas impressionantes da bateria, cujo timbre soa extremamente limpo e firme.
Temos a inclusão do vocal feminino bem característico de bandas folk, definitivamente suave e agradável; ainda que seja no idioma natal da banda, que creio não ser muito familiar para os brasileiros, funciona como um magnífico instrumento sonoro. Estão presentes em apenas três das sete faixas.
Gudang Garam está, sem dúvida, entre os melhores álbuns que já escutei. O clima geral é simplesmente alucinante, tendo, já na introdução da primeira faixa, uma deliciosa viagem que nos remete ao "lado escuro da lua".
O guitarrista é um fenômeno à parte; dedilhando todo seu feeling e virtuosismo, com uma característica incrivelmente melódica. Por vezes, assemelhando-se a Jeff Beck e a David Gilmor.
Além das faixas com vocal, o álbum é composto por magníficas pérolas instrumentais, com características progressivas do mais fino gosto. São viagens intensas que vão desde belíssimas baladas, à monumental suíte de 15 min cheia de mudanças de andamento.
Ouçam a faixa que incluí abaixo, para uma boa noção do poder de fogo desta banda maravilhosa. Sou suspeito pra falar, pois é um de meus estilos preferidos: guitarra sensacional e bateria precisamente perfeita.

05-Kylle


MÚSICOS:

Andrus Kangro -guitarra,
Carin Bohlin-vocal
Göran Andersson-baixo
Mikael Skoog -bateria
Richard Moberg-teclados

MÚSICAS:

01. Gudang Garam – Höstsång
02. Fasa
03. E-Matt
04. Vaggvisa
05. Kylle
06. Flugornas Morgon
07. Finalen