NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

BARCLAY JAMES HARVEST-AFTER THE DAY: THE RADIO RECORDINGS-BBC SESSION-INGLATERRA 1974-1976






Fico imaginando como teria sido viver em Londres durante a década de 1970, e ter tantos shows fantásticos de boa parte das melhores bandas do mundo, tocando diretamente  no rádio ou na televisão, como um presente vesperal de um típico sábado ou domingo chuvoso.
Como consolo pra quem não vivenciou tudo aquilo, em 2008 foi lançado, pela Polydor, esse grandioso  registro de um precioso momento para apresentação radiofônica da BBC de Londres.

Ainda que a banda já tenha seu registro oficial no ano de 1974 - seu grande clássico ao vivo, e já publicado no blog -, a presente obra  tem valor significativo, pois além de incluir algumas faixas inéditas para o período, trata-se de uma releitura de antigos clássicos, embora alguns soem bastante semelhantes ao outro registro. Inclusive, a faixa Summer Soldier é quase uma cópia fiel da apresentação do álbum oficial de 1974 - ambas tocadas em meados do ano -, com mudanças muito sutis na execução dos instrumentos; ou seja, mais uma vez a banda se supera ao mostrar o quanto aperfeiçoava o entrosamento entre os músicos, o quanto estavam preparados pra apresentações ao vivo, naquele período. Além do mais, ainda me impressiono com a desconstrução que foi feita, da versão de estúdio para a versão ao vivo. Considero um dos maiores feitos da banda. Toda aquela energia, aquele arranjo fantástico e a harmonia do grupo são de tirar o chapéu. A última parte da faixa é simplesmente alucinógena, com aquele entrosamento, com a deslumbrante bateria e aquela guitarra entorpecedora. Um dos registros sonoros ao vivo mais bem entrosado que já ouvi.

Já ouvi algumas pessoas reclamando do excesso de baladas extremamente arrastadas da banda. Isso é um fato, mas convenhamos que era o estilo dos caras. Certamente quem reclama, o faz porque não é muito fã do estilo. Por outro lado, confesso que há algumas que poderiam carregar um pouco mais de peso, principalmente quando se trata da bateria, que, aliás, eu não entendo, pois apesar de ser um dos pontos fortes da banda até meados da década de 1970, algumas músicas deixam a desejar nesse ponto.


Ainda sobre a questão das baladas, foram elas que fizeram o BJH ser o que é, ou o The Moody Blues ser o que é, pois se observarmos o conjunto da obra dessas duas bandas - no que se refere às  décadas de 1960 e 1970, é claro -,  podemos observar que a maioria dos clássicos são exatamente nesse estilo.
Se por um lado essas duas bandas valorizavam muito o estilo balada, por outro, diversas bandas faziam justamente o contrário. Tudo gira em torno da afinidade que temos com determinados estilos. Citarei como exemplo a banda The Nice. Muitos consideram clássico o álbum de 1969. Na minha opinião, é um bom álbum, mas é repleto de exageros, tanto no andamento muito acelerado, quanto nos excessos de solos de teclados, intercalando com passagens lentas definitivamente chatas, extremamente insulsas. E o mesmo se dá para diversas bandas de estilo semelhante. O ELP é outra banda que exagera nos excessos de chatice. O que quero dizer com isso, é que cada um é bom no seu estilo, mas é muito difícil uma banda agradar a todos, e mesmo aos que ela agrada, ainda assim deixa a desejar em alguns pontos. Por fim, The Nice, ELP, The Moody Blues e BJH são bandas excelentes que tentaram cativar seus fãs da melhor maneira possível.




Em resumo, todas as bandas são necessárias, pois há fãs para todos os estilos. O BJH é uma banda extremamente necessária, e este lançamento é um registro essencial. Aproveitem.







O link está dividido em duas partes, pois o arquivo é imenso.


_01 - Summer Soldier


_04 - After The Day


_01 -For No One


MÚSICAS:

Disc 1

1. Summer Soldier 
2. Medicine Man 
3. Crazy City 
4. After The Day 
5. Negative Earth
6. She Said
7. The Great 1974 Mining Disaster
8. Paper Wings
9. For No One 

Disc 2 


1. For No One BBC Radio 1 John Peel Session 
2. Paper Wings BBC Radio 1 John Peel Session 
3. The Great 1974 Mining Disaster (BBC Radio 1 John Peel Session) 
4. Crazy City (BBC Radio 1 John Peel Session) 
5. Negative Earth (BBC Radio 1 Bob Harris Show Session) 
6. Sweet Jesus (BBC TV 'Old Grey Whistle Test' Live Studio Session) 
7. Hymn For The Children (BBC TV 'Old Grey Whistle Test' Live Studio Session) 
8. Crazy City (BBC Rock Around the World Series) 
9. Polk Street Rag (BBC Rock Around the World Series) 
10. Rock 'n Roll Star (BBC Rock Around the World Series) 
11. Suicide (BBC Rock Around the World Series) 



LINK:

http://www.mediafire.com/?5j90j6508ilt063   part 1

http://www.mediafire.com/?ui5isv3dcqcmch6 part 2