NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SHADOWFAX-WATERCOURSE WAY-USA 1976




Seria uma falha injustificável se eu nunca postasse essa obra aqui no blog, pois ela contém uma das mais belas músicas que já ouvi. Em verdade, essa postagem já é uma justificativa, devido à demora, pois eu já adquiri essa pérola da boa música há cerca dois anos e meio. Deparei-me com ela, pela primeira vez, numa postagem do grande Mercenário Maldito do fantástico blog PROGRESSIVE DOWNLOADS (basta clicar no nome do blog para acessar uma resenha elucidativa e histórica do álbum em questão, cujo conteúdo praticamente esgota todo o tema, restando-me apenas ressaltar um ou outro ponto para não deixar o meu texto em branco).
Trata-se de um álbum concebido com muita competência, e por músicos excelentes que demonstram, ao longo de toda a obra, muita firmeza no trato com os instrumentos, além de incrível harmonia que aparenta muita experiência, tempo de dedicação e compromisso com a qualidade da concepção dessa maravilhosa viagem musical.
Não vou me alongar muito na tentativa de apresentar a história da banda ou mesmo a qualidade do álbum em si, por considerar que seria infrutífero e, até mesmo, uma perda de tempo, pois, como já disse, o tema já foi praticamente esgotado no PROGRESSIVE DOWNLOADS.
Conforme citado anteriomente, nesse álbum está uma das mais belas músicas que já ouvi. É a faixa intitulada A Song For My Brother. É uma música progressiva instrumental de altíssimo nível, cuja beleza  é formulada em torno de uma melodia liricamente majestosa; que toca profundamente, que faz parar pra pensar e eleva todo espirito. Há uma frase melódica que se desenrola no meio da faixa e, no final, retorna triunfalmente, trazendo consigo uma sensação de infinidade; e a beleza da música é intensamente multiplicada, sendo justificada pelo belíssimo arranjo que funciona como um tônico, dando a sensação de totalidade e de esgotamento das possibilidades da essência melódica. É realmente uma viagem alucinante. 
Por fim, deixarei as sábias e inspiradas palavras do meu caro amigo Mercenário Maldito, em relação à última e mais bela faixa do álbum: "A Song For My Brother" é a minha faixa preferida. Não apenas pelo belíssimo arranjo, mas essa composição "respira", "pulsa" é como se fosse um ser vivente, que evolui no tempo e no espaço. Não tenho como descrevê-la com absoluta fidelidade, somente ouvindo para entender, pois parece que toda a composição é uma grande brincadeira com a variável "tempo".      

_A Song For My Brother

MÚSICAS:

01. The Shape Of A Word (Stinson) - 7:29
02. Linear Dance (Stinson) - 5:51
03. Petite Aubade (Greenberg / Stinson) - 5:59
04. Book Of Hours (Maluchnik) - 6:37
05. The Watercourse Way (Greenberg / Stinson) - 6:04
06. A Song For My Brother (Stinson) - 9:41

MÚSICOS:

Chuck Greenberg: Lyricon, Saxophone, Flute, Oboe
Phil Maggini: Bass
Greg Stinson: Guitar, Sitar, Vocals
Doug Maluchnik: Piano, Electric Piano, Synthesizer, Harpsichord
Stuart Nevitt: Drums, Tabla, Percussion