NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

domingo, 29 de janeiro de 2012

J.E.T.-FEDE, SPERANZA, CARITÀ-ITÁLIA 1972



Belíssimo álbum de uma rara e competente banda de hard prog italiano. Infelizmente esse foi o único lançamento significativo, pois logo após a banda seria dissolvida, e seus integrantes seguiriam em empreitadas rumo à música pop. Esse é um fato realmente bastante lamentável, já que o som da banda é visivelmente incompatível com qualquer possibilidade comercial. Ou seja, teriam um futuro muito promissor, com grandes chances de se firmar entre os grandes nomes do progressivo mundial. 
Apesar de ter as músicas cantadas na língua nativa, o álbum não revela muitas características da música italiana, em vez disso, é carregado de um hard bastante agressivo, tanto nos vocais quanto no instrumental, além de uma força progressiva dotada de um lirismo fantástico. Peso e suaves melodias são dosados com genialidade, em idas e vindas que compõem um resultado de refinada estrutura musical.
É uma obra mesclada de estilos musicais, com algumas passagens jazzísticas, outras clássicas, mas que prevalece a estrutura hard prog referida anteriormente. 
Sinfonia Per Un Re é uma das mais belas representações melódicas cantadas na língua italiana. São variações  de acordes que se sucedem numa impressionante perfeição harmônica. Cada instrumento é magnificamente delineado em execuções singulares dos respectivos músicos. Baixo magistral. Celo singelo e pontual. Piano preciso e imprescindível. Guitarra inspiradíssima, ornamental. Órgão extremamente melódico e característico do início da década de 1970. Bateria clássica, descomunal.  Temos ainda o vocal belíssimo e entusiasmado.
Definitivamente esse é um álbum magnífico, daqueles em que ficamos eufóricos desde os primeiros acordes, pois vamos gradativamente descobrindo suas diversas facetas sonoras, que vão se revelando a cada instante. É bastante compensador, pois à medida que o tempo passa, as descobertas se tornam cada vez mais emocionantes e representativas em relação ao que esperamos de uma verdadeira pérola da música progressiva de qualidade. Verdadeira obra prima!



J_E_T_ - Sinfonia Per Un Re

MÚSICOS:

- Piero Cassano / teclados 
- Pucci Cochis / bateria 
- Aldo Stelita / guitarras, vocais 
- Carlo Marrale / baixo, marimba, violoncelo, vibrafone


MÚSICAS:

1. Fede, Speranza, Carità 
2. Il Prete e il peccatore 
3. C'è chi "não ha 
4. Sinfonia per un Re
5. Sfogo



LINK:
http://205.196.121.161/xbst7a0zodyg/k96axsasu1owb1f/J.E.T+-+1972+-+Fede%2C+Speranza%2C+Carita.rar