NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

PELL MELL-RHAPSODY-ALEMANHA 1975





Eis mais um magnífico registro desta banda extraordinária. É o terceiro, de um total de cinco álbuns de estúdio. O primeiro e o quarto já foram postados aqui no blog.
Para quem espera muita novidade, antecipo que a fórmula é a mesma dos álbuns anteriores a ele. O que para mim é um ponto fortíssimo, pois eles conseguem manter o nível de qualidade impecável, tanto na escolha das melodias, quanto na perfeita harmonia, e também nos arranjos.
Há quem diga que o Pell Mell não é original, por se apossar de passagens de obras consagradas da música clássica. Ora, quero que me apresentem um número razoável de bandas progressivas deste período, ou de quaisquer outros, que não se utilizaram dos mesmos artifícios para elaboração de suas próprias obras. Eu diria até, que este é um pressuposto básico do estílo "Música Progressiva Sinfônica". Em meu razoável conhecimento do estilo, vejo que há apenas bandas que são mais, ou menos influenciadas pela música clássica; que utilizam mais, ou menos passagens de obras dos grandes mestres do passado.
Quer seja, quer não, plágio, o que importa é que é música de qualidade, e de altíssima qualidade. De qualquer forma, são releituras que, em muitos casos, superam as própria obras originais, na minha opinião - como é o caso de The Moldau do primeiro álbum (já postado aqui, e com audição on line). É isto que importa. Eu, como amante do estilo progressivo, sou muito grato pelas bandas que fazem plágio ou, quer seja, alusão às melodias imortais da "Grande Música"; desta forma, fazendo da música progressiva, a "Grande Melhor Música".
Enfim, este é mais um maravilhoso registro desta magnífica banda.
Deixo duas amostras para audição on line, e chamo atenção para o solo de guitarra do minuto final da faixa Desert in your Mind.

05-Desert In Your Mind



06-The Riot



MÚSICOS:


Thomas Schmitt - flutes, violin, electric guitar, keyboards, vocals
Rudolf Schön - vocals 
Ralph "Flipper" Lippmann - guitars, keyboards, vocals
Cherry Hochdörfer - keyboards
Cornelius "Mitch" Fniesmijer - drums
Götz Draeger - bass

LINK: