NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

ROBERTINHO DO RECIFE-SWINGUES TROPICAIS-BRASIL 1979



Jostein Gardner, autor de O Mundo de Sofia, fez uma interessante analogia, comparando o universo a um coelhinho branco. Segundo ele, as crianças nascem no topo dos pêlos do coelho, mas à medida que vão envelhecendo, começam a descer em direção à base desses pêlos. Enquanto criança, o ser humano se encanta com tudo a sua volta, com tudo que vê do topo dos pêlos, porém quando a idade avança, não se impressiona com quase nada, ou seja, desce em direção à pele, vivendo em conformidade com o que o mundo lhe apresenta; sem questionamentos, sem muita curiosidade, sem entusiasmo...
Robertinho do recife foi como um filósofo do mundo da música. Viveu intensamente no topo dos pêlos, embrenhou-se por diversas possibilidades musicais, recheando seus primeiros álbuns com incríveis viagens musicais, com muita criatividade e talento.
Neste álbum e no primeiro,ele apresenta toda sua versatilidade com composições e arranjos invejáveis que vão desde o mais típico folclore nordestino até viagens jazzísticas magníficas, com estilo que lembra Jeff Beck e John McLaughlin. Influências à parte, o cara tinha um estilo inconfundível, e era um grande compositor e maravilhoso guitarrista.
É tanta coisa magnífica neste álbum..., mas vou citar o duelo da guitarra de Robertinho com o sax do magnífico Beto Saroldi na faixa Dança Imaginária, e, também, da guitarra (Mclaughlin Beckiana) com os teclados do grande Tulio Mourão em Não Temas.

O grande blog PROGRESSIVE DOWNLOADS se antecipou postando o mais belo lançamento de Robertinho (na minha opinião), o primeiro álbum Jardim da Infância, que pode ser encontrado a partir do link http://progressivedownloads.blogspot.com/search/label/Robertinho%20de%20Recife.



MÚSICAS:

01 - Merengue (Abel Silva - Robertinho de Recife)
02 - Loucos swingues tropicais (Fagner - Robertinho de Recife)
03 - Louco por ti (Robertinho de Recife)
04 - Feras deveras (Robertinho de Recife - Jorge Mautner)
05 - Não temas (Robertinho de Recife)
06 - Papo de guitarrista (Robertinho de Recife)
07 - Dança imaginária (Robertinho de Recife)
08 - Meu anjinho (Robertinho de Recife)
09 - Sonhos e delírios (Robertinho de Recife)

MÚSICOS:

arranjos - Robertinho de Recife
Robertinho de Recife - guitarras, guitarra portuguesa (8),voz (4)
Túlio Mourão - teclados (1,2,3,5,7,8)
Valdecir Nei - baixo (1,2,3,4,5,6,7,9)
Picolé - bateria (1,3,4,5,6,7)
Elber Bedaque - bateria (2)
Robertinho Silva - percussão (1,3,5,7)
Juarez Araujo - sax (1,2), clarinete (1,2)
Sergio Bore - percussão/congas (2,3,5,6,7,8)
Chico Batera - percussão (1,3,7)
Zizinho - pandeiro/ritmo (5,6,7,8)
Beto saroldi - sax (7)
Oscar Perez - vocal (3)
Geraldo Azevedo - vocal (3)
Elba Ramalho - vocal (4)
Gal Costa - vocal (1)


LINK:
http://www.badongo.com/file/20310610