NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 8 de junho de 2012

BULLFROG-BULLFROG-ALEMANHA 1976




Posso afirmar que há uma infinidade de álbuns fantásticos que constam de uma imensa fila de possíveis postagens deste blog; e posso, também, afirmar que não é das tarefas mais simples escolher um, dentre tantos. Junto a esta fila, consta outra, cujos álbuns, como este, possuem apenas uma faixa surpreendente que, no entanto, vale pelo todo. 
Hoje eu apresento uma banda alemã, cujos vocais são em inglês, e acho válido ressaltar que tais vocais são, eu diria, um tanto exóticos, ou melhor, são estranhos mesmo. Não têm nada de extraordinário, mas são bastante intrigantes. Pra concluir, é dotado de uma rouquidão um tanto incomum e exagerada, mas que após algumas audições, somos tomados por certo encanto.
Não me alongarei muito a respeito do álbum, como um todo, pois o considero apenas razoável, no contexto da década de 1970. Sei que soa estranho o fato de eu dizer que o álbum é "apenas razoável", pois daria margem para a inevitável pergunta: por que a postagem de um álbum "apenas razoável" no Hofmannstoll?  A reposta fica por conta da quinta faixa...
Get Away é a quinta faixa do álbum, e, notadamente, a grande pérola do Bullfrog. Para ser mais preciso, é o único e grandioso feito da banda; o que faz valer sua existência, cuja discografia resume-se a três álbuns: Bullfrog (1976), High in Spirit (1977) e Second Wind (1980).  Após a adição desta faixa, busquei voluntarioso e esperançoso, nos referidos álbuns, alguma outra faixa que me chamasse tanto a atenção, mas foi em vão. Encontrei apenas algumas "razoáveis"; nada que se compare à grandiosidade de Get Away.
A faixa é uma relíquia dotada de extraordinária inspiração, tanto vocal quanto instrumental. Apresenta um baixo incrivelmente encorpado, do início ao fim da faixa, com propriedade e grandeza. A bateria tem uma força fundamental na evolução da perfeição, culminando num dos pontos fortes desta pérola. Os teclados são responsáveis pelo apoio  ao florescimento do fenômeno de inspiração melodiosa, que é perpetuado pela guitarra. As melodias são delineadas com perfeição, não somente pela execução fantástica da guitarra, mas, fundamentalmente, pela sensibilidade da interpretação de seu executor, que se reinventa a cada instante, numa progressão de sucessivos solos de beleza encantada, apoderando-se, com maestria, das grandes possibilidades de variações melódicas deste instrumento fantástico.




05-Get Away.mp3


MÚSICAS:

01. Movin' On 

02. Bad Game 
03. I Came From The Sky 
04. I'm Comin' Home 
05. Get Away 
06. Desert Man 


MÚSICOS:

- Gerd Hoch - vocals

- Sebastian Leitner - guitars
- Harald Kaltenecker - keyboards
- Vincent Trost - bass
- Bruno Perosa - drums, percussion
- Jane Palmer, Ute Hellermann - female backing vocals (01,05)
- Conny Plank, Günter Körber - producers


LINK: