NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

terça-feira, 30 de novembro de 2010

[REPOST] ELETRIC LIGHT ORCHESTRA-FACE THE MUSIC-INGLATERRA 1975



A "face da música" apresentada pelo grupo ELO ( Eletric Light Orchestra) é realmente algo digno de menção honrosa em todos os cantos do mundo, durante os 35 anos passados desde o lançamento deste álbum incrivelmente belo e melódico. Aliás, beleza e melodia são características intrínsecas desta banda magnífica.
São arranjos muito bem elaborados eclodindo num clima espacial, cuja orquestração de cordas tem um papel fundamental tal qual um fermento que incrementa, aumenta e qualifica toda a estrutura musical.
Cada elemento é milimetricamente delineado; a estrutura melódica tem frequência irrefutável em cada instante do álbum, a tal ponto de gerar controvérsias quanto à reputação da banda sobre o posicionamento a nível comercial. A minha opinião é de que o ELO atingiu um nível de qualidade altíssimo em suas composições, o que lhes conferiu um nível de aceitação de grande escala, sendo, desta forma, confundido como banda de caráter pop comercial. Encaro isso como uma injustiça, um excesso de radicalismo; exatamente como aconteceu com o Supertramp. Nestas duas bandas, houve sim uma mudança no estilo, não para um enfoque mais pop, e sim para composições talvez menos elaboradas frente a um contexto progressivo apresentado outrora, porém foi alcançada uma excelência de qualidade das composições, o que eu diria que foi um ganho e não uma perda - pois já nesta época e posteriormente, assistiríamos mudanças de várias bandas para estilos de qualidade duvidosa. Mais vale uma banda que apresenta trabalhos incrivelmente satisfatórios e criativos, do que a pretensão de obras forçosamente progressivas, digo, sem qualidade, só para que continue enquadrada em um determinado contexto.
Eu diria ser impossível não se render à excepcional criatividade e sensibilidade de composições como Fire on Right, Evil Woman, Nightrider, Stranger Magic e One Summer Dream; quer seja no campo instrumental como no vocal. Nestas músicas, muito acima de suposto caráter comercial, estão a genialidade e qualidade capazes de suplantar quaisquer preconceitos.

01- Fire On High

03- Evil Woman

MÚSICAS:

01. Fire On High – 5`30
02. Waterfall – 4`27
03. Evil Woman – 4`19
04. Night Rider – 4`23
05. Poker – 3`31
06. Strange Magic – 4`29
07. Down Home Town – 3`54
08. One Summer Dream – 5`47

MÚSICOS:


LINK: