NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 27 de abril de 2012

[RE POST] KANDAHAR-LONG LIVE THE SLICED HAM (1974) & IN THE COURT OF CATHERINA SQUEEZER (1975)-BÉLGICA


Tentarei, a partir desta, reiniciar meu trabalho de postagens neste blog. Não sem antes desculpar-me pelo longo período de abstinência. Por vezes, a vida nos leva por caminhos tortuosos, colocando-nos frente a escolhas bastante difíceis, em que temos que optar por deixar algumas coisas em segundo plano: planos, amigos, família, sonhos, valores, etc. Mas o que importa mesmo, é a verdadeira condição humana que nos faz perseverantes, tornando-nos valentes para que retomemos nossos laços e voltemos às nossas verdadeiras origens. Portanto, aqui estou de volta, apesar das inevitáveis vicissitudes da vida

Para meu retorno, trago KANDAHAR, uma joia da música belga, com seus dois magníficos primeiros álbuns: LONG LIVE THE SLICED HAM  (1974) e IN THE COURT OF CATHERINA SQUEEZER (1975).
A banda apresenta uma interessante mistura de estilos musicais que variam entre jazz, rock, blues, soul e música sinfônica, culminando, por vezes, num fantástico progressivo sinfônico.
Temos variações de sons, cujo resultado soa de forma agradabilíssima, com textura requintada que define a competência da banda em suas escolhas sonoras, a partir de suas influências e sua criatividade, que se reflete no conjunto de qualidades que dão corpo e alma às obras em questão.
O primeiro álbum é dotado de uma competência impressionante nos arranjos, na execução dos instrumentos e na integridade das melodias .Na faixa intitulada EYES OF GLASS, fica bastante clara a veia progressiva da banda. A sensacional melodia é temperada com ingredientes sinfônicos do melhor estilo, com o acompanhamento avassalador do baixo, e com alucinante arranjo de bateria, com um timbre tão agradável, que eu diria que estragaria se se tentasse melhorar, .
Não muito diferente do primeiro, o segundo álbum também prima pela excelência na qualidade dos itens citados anteriormente. Apenas a bateria é um tanto, eu diria, menos vigorosa, mas sem que isso indique necessariamente uma queda na qualidade sonora. O referido álbum guarda uma pérola da música progressiva: THE DAY I CAME TO LIFE, com seus dezesseis minutos de uma belíssima peça progressiva; e sem excessivas improvisações e/ou embromações de viagens psicodélicas (como queiram)  ainda existentes naquele período. 
Eu não aplicaria a tradução literal de THE DAY I CAME TO LIFE para a minha vida neste momento, porém posso afirmar que esta música fez com que eu desse à luz uma força fundamental para meu retorno às publicações do HOFMANNSTOLL. As sucessões de acordes tremendamente bem delineados, e dotados de competência e compromisso com a qualidade musical, me impulsionaram a reatar o vigor outrora esquecido.
Enfim, EYES OF GLASS THE DAY I CAME TO LIFE definem a banda KANDAHAR como uma   relíquia da música progressiva. 

_________________________________________________________________________________


 _____________ LONG LIVE THE SLICED HAM__________
                                __________________________________________________




03_ Eyes Of Glass

MÚSICOS:

Arranged By - Jeff De Visscher , Karel Bogard 
Backing Vocals [Additional] - Brussels Madrigal Singers, The , Dominique Dee (tracks: A3, A4, B4) , Nancy Dee (tracks: A3, A4, B4) 
Bass, Vocals - Jean-Pierre Claeys 
Congas [Additional] - Vinagre (tracks: A1, 1) 
Cowbell [Additional] - André Goudbeek (tracks: B1) 
Drums, Timpani, Cello, Tambourine, Vocals, Glockenspiel - Etienne Delaruye 
Engineer [Recording] - Luc Derdin 
Flute [Additional] - Kjell Henricson (tracks: B1) 
Guiro, Vocals [Additional] - Vinagre (tracks: B1) 
Guitar [Lead], Acoustic Guitar, Sitar, Vocals - Jeff De Visscher 
Piano [Acoustic], Electric Piano, Organ, Synthesizer [A.r.p. Synthesizer "2701"], Synthesizer [Davoli], Celesta, Harmonica, Gong, Bells, Vocals - Karel Bogard 
Producer, Mixed By - Kandahar 
Saxophone [Alto & Tenor], Flute - Jacky Eddyn 
Saxophone [Alto] [Additional] - André Goudbeek (tracks: B1, B3) 
Trombone [Additional] - Clement Van Hove (tracks: A1 to A4, B4) 
Trumpet [Additional] - Jan Desmet (tracks: A1 to A4, B4) 
Written-By - J. De Visscher* , K. Bogard

MÚSICAS:

1-Down At The Finckle's
2-Eyes Of Glass
3-Outside Of Reality
4-Survivin' Boogie
5-The Walkin' Piles
6-The Hobbit
7-The Fancy Model
8-While She Flies Away


LINK:


___________________________________________________________________________


_____IN THE COURT OF CATHERINA SQUEEZER_____
____________________________________




06 - The Day I Came To Life


MÚSICOS:

Backing Vocals – Johanna (tracks: B2), Patricia Maessen (tracks: B2)
Bariton-tenor-alto & Sopranosaxophone, Flute – Jacky Eddyn (tracks: All)
Bassguitar – Jean-Pierre Claeys (tracks: All)
Davoli Synthesizer – Felix Meerten (tracks: A1)
Drums, Cello, Marimba, Tambourine – Etienne Delaruye (tracks: All)
Electric & Accoustic Piano, Clavinet, Davoli Synth, Arp 2701 Synth, Vocals – Karel Bogard (tracks: All)
Leadguitar, Accoustic Guitar, Vocals – Jeff De Visscher (tracks: All)
Putney Synthesizer V.c.s.3. – Peter Beyls (tracks: B2)
Trombone – Clement Van Hove (tracks: All)
Trumpet – Guido Antonissen (tracks: All)

MÚSICAS:

1-Jungle Dreams
2-I'll Still Have My Soul
3-L's Mood
4-Song For Catherina
5-Lahti Jumps
6-The Day I Came To Life

LINK:
http://199.91.154.182/9huwakbmwl6g/3zjt3phs5ha4ouo/Kandahar-Long+Live+The+Sliced+Ham-1974.rar