NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

HAZE-HAZECOLOR DIA-ALEMANHA-1971



Foi realmente incrível a atmosfera musical que rondava a era inicial da década de 1970, dando continuidade à maravilhosa fase de ouro iniciada lá pelo final dos anos sessenta.
Algumas bandas foram tão afetadas por tal advento, que incorporaram mesmo o clima criativo obscuro que pairava no ar, criando obras magníficas, de sonoridade ímpar que, às vezes, somos capazes de determinar a data do lançamento do álbum, quase com precisão, logo na primeira audição. Virtuosos solos de guitarra, viagens sonoras de órgão, acompanhamentos magníficos de mellotron e timbre perfeito da bateria em andamentos singulares e harmoniosos, são alguns dos pontos fortes que marcaram esta época de sonoridade singular. Bons tempos que não voltam mais!

A grupo alemão Haze foi uma das bandas nascidas neste berço maravilhoso que marcou a história da música. Com apenas este lançamento, apresentam a musicalidade que reflete bem todos os pontos citados acima.
Os cinco integrantes da banda desenvolveram suas músicas com excelente performance individual, proporcionando momentos agradabilíssimos em cada faixa do álbum, além de impecável entrosamento com as estruturas de base, que são desenroladas com o peso do hard blues setentista e com influências da música progressiva.
A atmosfera do álbum é extremamente gratificante, do início ao fim, não havendo destaque muito gritante para um ou outro instrumentista, pois todos são realmente excelentes. É certo que as guitarras têm um peso considerável, porém são muito bem acessoradas por uma fortíssima marcação do baixo, que, por vezes, chega a soar como um instrumento percussivo. A bateria é sensacional, desempenhando um papel importantíssimo em todas faixas, sem dar muito descanso com suas fortes e harmoniosas viradas, típicas daquele período. Há também algumas aparições de flauta, com belíssimos solos, e do órgão, com um solo desnorteante na magnífica faixa  Be Yourself. O vocalista deixa sua marca com sua apresentação marcante e excêntrica, teatral.
A última faixa é um blusão "arrasa quarteirão", daqueles com merecidos solos alucinantes e vigorosos de guitarra; o baixão tremendamente percussivo dá o tom, desta pérola de mais de dez minutos, sempre acompanhado da mão pesada do baterista. Uma viagem alucinógena.
Este é mais um álbum obrigatório na coleção dos amantes de rock'n roll.

03 - Be Yourself


02 - Fast Career



MÚSICOS:


Hans Jurg Frei - Orgão, Guitarra
Kurt Frei - Bateria

Dietmar Low - Baixo

Christian Scherler - Vocal
Heinz Schwab - Guitarra solo



MÚSICAS:



1.Peaceful Nonsense
2.Fast Carer
3.Be Yourself
4.A Way To Find The Paradise
5.Decision