NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PELL MELL-MARBURG-ALEMANHA 1972



Eis o primeiro álbum do Pell Mell. Eis a elevação da beleza, da criatividade, da genialidade, do lirismo.
Nesta obra, aliás, em todas do Pell Mell é muito forte a presença de composições extremamente complexas, porém de agradabilíssima audição. São incríveis mudanças de ritmo executadas com muita propriedade; cada ritmo encaixando-se perfeitamente ao outro, formando, assim, obras de rara beleza.
Por todo o álbum, encontramos variados e magníficos solos que, de forma impressionante, são normalmente acompanhados por outro instrumento, e sempre tocados em canais distintos. Na maioria das vezes, é o órgão que faz este papel de acompanhante - dos violinos ou das guitarras -, em outras, o piano, e, ainda em outras, uma orquestração de mellotron.
A divisão dos instrumentos em canais distintos, é realmente interessante, pois permite uma agradável e fácil assimilação. Por vezes, ficam apenas a monstruosa bateria e o colossal baixo colocados em um dos canais, proporcionando uma sensação agradabilíssima.
Numa interessante observação, o amigo Roderick Verden, sugere que o Pell Mell - assim como Rick Wakeman e Focus - são os maiores "ladrões" de música clássica. Realmente não são poucas as referências que, inclusive, nos acomete de sensações de familiaridade, ora de fácil associação, ora de
intrigantes incertezas quanto à origem, devido a massificação da memória. São "assaltos" definitivamente saudáveis e vitoriosos, que , aliás, muitas das vezes, não são só da música clássica, mas também de bandas de rock anteriores a eles.
A faixa intitulada Moldau é a mais curta e a única instrumental. É uma de minhas músicas instrumentais favoritas. Se eu tivesse o privilégio de ter gravado esta maravilha, apenas a prolongaria mais cinco ou seis minutos, talvez mais outros dois para compensar a introdução, que reproduz sons de água corrente e cantos de pássaros, acompanhados por uma solitária flauta. Por sua beleza inexprimível, ocupará a posição privilegiada de vitrine no player desta postagem.


02-Moldau



MÚSICAS:

1-The Clown And The Queen
2-Moldau
3-Friend
4-City Monster
5-Alone

MÚSICOS:

Jorg Gotzfried-baixo e vocal
Andy Kirnberger-guitarra
Bruno Kniesmeijer-bateria
Hans Otto Pusch-teclados
Thomas Schmitt-violino, teclados, flauta e vocal
Rudolph Schon-percussão e vocal


LINK:
http://www.multiupload.com/TOA7KDBW33

4 comentários:

jcarlosgv disse...

Caríssimo Fausto! Extremamente perspicaz em seus comentários! Perfeito, o álbum é perfeito mesmo e com seus comentários inteligentes torna tudo muito mais interessante, são detalhes que de outra forma não observaria. Muitíssimo obrigado a vc e aos amigos.
José Carlos

Roderick Verden disse...

Bem, vc além de criar ótimas resenhas, tem uma capacidade de observar certos detalhes q fico impressionado, detalhes q eu nunca havia notado. Há muito q não escuto esse disco... vou conferir.

Fiz uma pesquisa: tenho os três primeiros PM em mp3( o primeiro tive-o em vinil, alemão) e o 'Only Star" em cd francês, digipack.
Só faltava o 'Maldu". A adorável Luciana, do Progrock Vintage, me deu um link.
Fiquei surpreso, Fausto. O disco é de 1981, mas com sonoridade dos anos 70, bem sinfônico , com os costumeiros roubos clássicos(rs). Apenas 3 faixas-todas instrumentais- duas suites: uma de 18 , outra de 15 minutos.

Um presente para vc:

http://www.multiupload.com/7VZZU0JAO1

Abraços

faustodevil disse...

Olá Jcarlosgv,

A intensão é esta mesmo, chamar atenção para que os visitantes se interressem pelos trabalhos postados. Não prezo muito por referências históricas, pois já as encontramos a balde na rede. Preocupo-me em passar o que eu penso e observo, tentando privilegiar detalhes significativos.
Criei o blog, pois por perceber certa brecha em relação a detalhes mais pessoais. Baixei muita coisa insignificante, quando das postagens que levam mais em conta detalhes apenas históricos. Só esta questão não garante necessariamente qualidade. Creio que um apontamento mais pessoal ajuda muito.

Seja sempre benvindo! Muita paz!

Faustodevil

faustodevil disse...

Olá Roderick,

Esqueci de frisar que para melhor percepção dos detalhes referentes à distribuição dos instrumentos por canais, faz-se bastante útil a audição com fone de ouvido. Desta forma, a coisa toda fica muito mais perceptível.
Quanto ao élbum de 1981, faltava mesmo que alguém me apontasse referências significativas. Muito obrigado pela dica e pelo link. Já estou baixando e tenho certeza que não vou me arrepender, devido a sua indicação.

Um grande abraço e muita paz!

Faustodevil