NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quinta-feira, 11 de março de 2010

[RE POST] CZAR-CZAR-INGLATERRA 1970



O CZAR FOI MAIS UMA DAS CENTENAS DE BANDAS DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 QUE FICARAM APENAS NO PRIMEIRO DISCO. DE TANTAS, O CZAR É, SEM SOMBRA DE DÚVIDA, UMA DAS MAIS COMPETENTES; E TERIAM ESPAÇO ENTRE OS GRANDES MONSTROS DO CENÁRIO HARD E PROG.
A BANDA É FORMADA PELO ESPETACULAR BATERISTA DERRICK GOUGH QUE TEM UMA PEGADA FORTÍSSIMA, DANDO A IMPRESSÃO DE DETERMINAR O ANDAMENTO DAS DAS MAGNÍFICAS COMPOSIÇÕES, EXTREMAMENTE MELÓDICAS, DA BANDA.
NOS VOCAIS E NO BAIXO, TEMOS O, NÃO MENOS ESPETACULAR, PAUL KENDRICK. NO BAIXO, CHAMA A ATENÇÃO POR SUA INDEPENDÊNCIA, SEM DEIXAR DE LADO A HARMONIA; QUE É MAIS UM DOS PONTOS FORTES DESTE GRUPO. QUANDO ASSUME OS VOCAIS, REMETE-NOS A UM ESTADO SOMBRIO E SAUDOSISTA; FICANDO A IMPRESSÃO DE LEMBRANÇA DE MELODIAS QUE NUNCA OUVIMOS ("DAY IN SEPTEMBER" E "CECELIA" SÃO EXEMPLARES DISTO); UMA SENSAÇÃO DE VOLTA AO PASSADO MUITO SATISFATÓRIA, PROPORCIONADA PELA AUDIÇÃO DE UMA VOZ LINDA E FORTE.
O GUITARRISTA É MICK WARE, FAZENDO SUA PARTE NO PALCO DOS MELHORES GUITARRISTAS SOLISTAS DE SEU TEMPO, E TEMPERANDO AS CANÇÕES COM UMA BASE FORTEMENTE PRESENTE, INTERCALANDO E EM UNÍSSONO COM O ÓRGÃO; JUNTOS, EXECUTAM MELODIAS SUBLIMES E MARCANTES QUE PERMANECEM ATÉ EM NOSSOS SONHOS.
NO HAMMOND ÓRGÃO, BOB HODGES DÁ O TOM VIAJANTE, AO ESTILO DE BANDAS DAQUELE PERÍODO, TAIS COMO KING CRIMSON E PROCOL HARUM. A PRESENÇA, COMO OS OUTROS INTEGRANTES, É MAGNÍFICA E IMPRESCINDÍVEL.
O DISCO, HOMÔNIMO, É COMPOSTO POR SETE FIXAS E MAIS DUAS BONUS. SE EU PARTICIPAR DE UMA ENQUETE CUJA PERGUNTA SEJA: QUAIS DISCOS VOCÊ COLOCARIA ENTRE OS DEZ MELHORES? SEM DÚVIDA O CZAR SERIA UM.
POR FIM, O CZAR É UMA BANDA COMPLETA, NO SENTIDO MAIS AMPLO DA PALAVRA. ME ARRISCO ATÉ A DIZER, QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, FOI A MELHOR BANDA QUE CONHECI. LAMENTAVELMENTE FICARAM APENAS NESTE DISCO, DESTA FORMA, SUBTRAINDO-NOS DE PARÂMETROS PARA COMPARAÇÃO, OU MESMO PARA MINHA AFIRMAÇÃO INICIAL QUE OS COLOCARIA ENTRE OS GRANDES NOMES DO CENÁRIO MUSICAL SETENTISTA.
UFA!!!!!!!!!

01_ Tready Softly on My Dreams








02_ Cecelia


MÚSICAS:

01.Tready Softly on My Dreams
02. Cecelia
03. Follow Me
04. Dawning of a New Day
05. Beyond the Moon
06. Today
07. Day in September


Bonus Tracks

08 Ritual Fire Dance (LP Out-Take)
09 Oh Lord I'm Getting Heavy (45 A-Side) 
10 Why Don't We Be A Rock And Roll Band (45 B-Side)
11 (She's A) Lady Of Love (Demo)
12 I'll Try Hard (Demo)
13 Good Morning Sunshine (Demo)
14 Oh Darlin' (Demo)
15 I Laid On The Line (Demo)




MÚSICOS:

Del Gough - drums
Bob Hodges - keyboards, vocals
Paul Kendrick - bass, vocals
Mick Ware - guitar, vocals


LINK:
http://www.mediafire.com/?i45t213i1e596z9

Um comentário:

faustodevil disse...

Postagem original de 23/ago/09.