NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

domingo, 23 de agosto de 2009

NEKTAR-A TAB IN THE OCEAN-ALEMANHA 1972


SEGUE ABAIXO A BIOGRAFIA DA BANDA, RETIRADA DO CAPRICHADÍSSIMO BLOG MURO DO CLASSIC ROCK: http://alexsala.kit.blog.br/

BIOGRAFIA.

"Formado por 4 jovens ingleses que residiam temporariamente na Alemanha, teve sua carreira e primeiros discos lançados neste pais; por isso sempre que se fala em rock progressivo alemão um dos primeiros nomes que vem à mente é Nektar !

Durante os anos 70 foi a grande esperança de manter viva a chama progressiva, então já enfrentando uma tendência de acomodação e perda de entusiasmo por parte do público em razão dos grandes grupos estarem decadentes e acomodados em carreiras já estabelecidas e confortáveis ! Era apenas esperança !

Tudo começou em Hamburgo por volta de 1965, quando Allan Freeman – teclados e vocal, Ray Albrighton – guitarra e vocal, Derek Moore – baixo, mellotrom e vocal e Ron Howden – bateria tocavam no circuito de clubes.

Em 1968 durante uma série de shows no Star Club perceberam que tinham uma linha filosófico/musical comum e desejavam fazer um som com um lado experimental baseado no rock. Um ano e muito papo depois formaram o Nektar. Por volta de 1970 entrou aquele que é considerado o quinto membro da banda, apesar
de não oficial, Mike Brock, responsável pela concepção cênica e operação de som e luz dos shows do
grupo. Nesta época começam atrair um público crescente e entusiasmado na Alemanha.

Em 1971 assinam contrato com a gravadora Bellaphon e lançam seu disco de estréia, o extraordinário Journey to the Centre of the Eye. O segundo disco A Tab in the Ocean saiu um ano depois, tornando-se verdadeiro Cult entre os amantes progressivos fora da Alemanha !

Estes primeiros discos tinham em comum letras com visões surrealistas, argumentos para paz universal e arranjos instrumentais viajantes, típico dos início dos anos 70.

As canções deste período, eram extensas, com em média mais de 15 minutos de duração, com arranjos instrumentais viajantes que combinavam melodias suaves, experimentalismo e riffs de guitarra no melhor estilo hard,além de letras com visões surrealistas e argumentos para paz universal, típico dos início dos anos 70.

Ray Albrighton era a alma do grupo, guitarrista inventivo e versátil que improvisava sem esforço sobre as linhas melódicas do mellotrom de Derek Moore, fortemente marcado pela bateria de Ron Howden.

Cativam uma audiência crescente formada em sua maioria por fans dos grupos Emerson Lake & Palmer e Yes.

O som da banda, baseia-se na guitarra, teclados eletrônicos, e baixo, num estilo gótico, com texturas densas e timbres inusitados.
Seu terceiro álbum, Remeber the Future, lançado na Alemanha em 1973, era o registro de inovação do grupo. A música que deu nome a este disco tornou-se grande sucesso nas rádios FM da Alemanha ! Este disco foi o primeiro de sua discografia a ser lançado nos Estados Unidos. O sucesso deste LP os levou a tocar em Nova Iorque no dia 28 de setembro de 1974.

Down to Earth foi lançado em 1974 e como novidade tinha a participação de músicos convidados, entre eles a cantora Pat Arnold, mas ao contrário do que se esperava não conseguiu repetir o sucesso de Remeber the Future ! Neste mesmo ano lançam seu primeiro disco ao vivo batizado Live at the Roundhouse, gravado em Londres, e que curiosamente não incluía músicas do disco Remember the Future seu maior sucesso !
O LP Magic in a Child marca o primeiro racha no grupo, Albrighton foi substituido por Dave Nelson na guitarra e Larry Fast, grande virtuoso do sintetizador participa das gravações deste discoe em seguida entra para a banda de Peter Gabriel. Era o principio do fim !

Em 1978 foi lançado um álbum duplo com uma antologia da melhores faixas de todos os trabalhos da banda.

O ano de 1979 é marcado pela tentativa de Roy Albrighton tentar um retorno com uma nova formação do Nektar tocando em clubes de Nova Iorque e lançando o disco Man in the Moon. Infelizmente os tempos são outros e o som da banda não consegue atrair mais os fans como antigamente. Nem a entrada de David Prater na bateria conseguiu manter a unidade do grupo e dar um novo ânimo. Neste ano é oficializado o término oficial do grupo.

Recentemente rumores tem dado como certa a volta da banda com sua formação original e contando com
Larry Fast nos sitetizadores. É dificil acreditar, afinal Larry Fast após sair do Nektar desenvolveu carreira solo
de sucesso.

O futuro talvez nos diga, ou relembre" …


O CD EM QUESTÃO, TRAZ A MAGNÍFICA E VIAJANTE SUÍTE, HOMÔNIMA, COM SEUS 16:52MIN, E TRADUZ TODO A ATMOSFERA ALUCINANTE QUE NOSSO AMIGO CITOU ACIMA. SE ALGUÉM SENTIR NESTA FAIXA UMA LEVE ALUSÃO À INTRODUÇÃO DE ALGUMA MÚSICA DO RENAISSANCE, NÃO SE ESPANTE, POIS COMO VEMOS, ESTE ÁLBUM É ANTECEDENTE AO DA SUPOSTA SEMELHANÇA...EHEH.
UMA OUTRA PÉROLA DESTE ÉLBUM, É DESOLATION VALLEY QUE TEM UMA INTRODUÇÃO "DESCONCERTANTE", TÍPICA DE MESTRES DO ROCK PROGRESSIVO EM SUA MAIS ELEVADA REPRESENTAÇÃO; TÍPICA DE UM PINK FLOYD.
LINK:
http://www.4shared.com/file/124995024/5d6ef22d/Nektar_-_A_Tab_In_The_Ocean__1972__By_Muro.html

Um comentário:

Mercenário Maldito disse...

Saudações caro amigo Faustodevil!

Recentemente postei o álbum "Recycled" (1975), complementando um pouco suas generosas e excepcionais postagens relativas ao Nektar. Lamentei apenas, não poder divulgar o "Magic is a Child" infelizmente só tenho em vinil.
Um AbraçO!