NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 3 de junho de 2011

[RE POST] MILTON NASCIMENTO-JOURNEY TO DAWN-BRASIL 1979



QUANDO MILTON GRAVOU ESTE ÁLBUM, "BULIU" SENSIVELMENTE OS SENTIMENTOS DOS "XENÓFOBOS DA MPB", SIM, AQUELES QUE AFIRMAM VEEMENTEMENTE QUE A MPB É O MÁXIMO DA MÚSICA MUNDIAL; QUE NÃO SE DEVE MISTURAR OUTRAS LÍNGUAS À NOSSA; QUE DEVEMOS GRAVAR APENAS COM MÚSICOS BRASILEIROS ("TEMOS OS MELHORES MÚSICOS E NÃO PRECISAMOS DOS ESTRANGEIROS"); E OUTROS ABSURDOS DO TIPO.
O MESMO OCORREU COM DJAVAN TRÊS ANOS MAIS TARDE COM SEU LUZ, QUE FOI GRAVADO COM MÚSICOS ESTRANGEIROS, E NO ESTRANGEIRO. LEMBRO-ME BEM DE UM ARTIGO DE UM JORNAL (NÃO LEMBRO QUAL) QUE FAZIA DURAS CRÍTICAS AO DISCO POR ESTE FATO; SEM SE IMPORTAR COM O VALOR REAL DA OBRA: MÚSICA, INDEPENDENTE DE QUEM OU QUAL OU ONDE.
MILTON GRAVOU SEU DISCO DANDO UMA ROUPAGEM EXTREMAMENTE MADURA ÀS MÚSICAS ESCOLHIDAS PARA REGRAVAÇÃO. UM BOM EXEMPLO É IDOLATRADA, A QUAL FOI DADO UM TRATAMENTO DE ORQUESTRAÇÃO DO MAIS ALTO GRAU PROGRESSIVO, COM ARRANJOS DE CORDAS E METAIS ACOMPANHADOS POR UM TIME SUPREMO DE MÚSICOS TANTO BRASILEIROS QUANTO ESTRANGEIROS. MARIA MARIA, SEM LETRA, FOI CONTEMPLADA COM UM ARRANJO DIVINO ACOMPANHANDO AS VOCALIZES COMANDADAS POR MILTON. PARA FINALIZAR OS EXEMPLOS, O CIO DA TERRA TEM ATÉ UMA PARTE CANTADA EM INGLÊS, E UM INSTRUMENTAL ESPETACULAR.
QUE ME PERDOEM OS XENÓFOBOS DE PRONTIDÃO, MAS A MÚSICA, NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, É UNIVERSAL; COM OU SEM INSTRUMENTAL; COM OU SEM VOCAL; COM MÚSICO BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO. PARA MIM NÃO HÁ A MELHOR MÚSICA, MAS SIM, MÚSICA, DESDE QUE DE BOA QUALIDADE.
PENSO QUE SERIA INTERESSANTE SE ESSE ÁLBUM, O DO DJAVAN, OU QUAISQUER OUTROS QUE SE ASSEMELHEM, FOSSEM GRAVADOS SEM FICHAS TÉCNICAS NUM PRIMEIRO MOMENTO, E APRESENTADAS SOMENTE DEPOIS QUE OS CRÍTICOS APONTASSEM SUAS METRALHADORAS.

JOURNEY TO DAWN É UM CLÁSSICO DA MÚSICA BRASILEIRA, OU ESTRANGEIRA; COMO QUEIRAM. MAS, ACIMA DE TUDO, UM CLÁSSICO DA MÚSICA UNIVERSAL!!!!


Aproveito a repostagem deste álbum para reafirmar a minha opinião sobre a faixa Maria, Maria: uma versão altamente progressiva e de qualidade indiscutível.
Milton foi muito feliz quando da inspirição para a permissão do novo arranjo para esta música.
Uma música que já nasceu como clássico da MPB, agora imortalizada como clássico da música progressiva.
Robertinho Silva, na bateria, e Novelli, no baixo, são impecavelmente sensacionais.

Milton Nascimento - Maria_ Maria

Milton Nascimento - Idolatrada

MÚSICOS:

Milton Nascimento
(voz, violão, piano)
Nelson Angelo
(guitarra, violão)
Hugo Fattoruso
(piano, teclados)
Novelli
(baixo)
Robertinho Silva
(bateria)
Nana Vasconcellos
(percussão)
Bill Kurausch & Co.
(cordas)
Gayle Levant
(harpa)
Steve Madaio
(trumpete)
Chuck Findley
(trumpete, trombone)
Lon Price
(sax tenor)
Jim Price
(trombone)
Adi Moenda, Bell Moenda, Dina Moenda, Lina Moenda, Jim Price, Milton Nascimento, Nelson Angelo, Novelli, Lo Borges, Oscar Castro Neves, Beto Guedes, Maria Fatima, Robertinho Silva, Nana Vasconcellos, Hugo Fattoruso
(vocals)

FAIXAS:

01 - Pablo II (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos) Pablo (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos / Jim Price) Pablo II (Milton Nascimento / Ronaldo Bastos)
02 - Idolatrada (Milton Nascimento / Fernando Brant)
03 - Unencounter (Cancao da America) (Milton Nascimento / Fernando Brant)
04 - Maria Maria (Milton Nascimento / Fernando Brant)
05 - Journey To Dawn (Milton Nascimento / Márcio Borges / Vrs. Gene Lees)
06 - O Cio da Terra (Milton Nascimento / Chico Buarque / Vrs. Jim Webb)
07 - Paula e Bebeto (Milton Nascimento / Caetano Veloso)
08 - Maria Três Filhos (Milton Nascimento / Fernando Brant)
09 - Credo (Milton Nascimento / Fernando Brant)
10 - A Louca (Milton Nascimento)

LINK:
http://www.multiupload.com/RRRGQQDIF8

4 comentários:

gabriel disse...

O arquivo foi apagado, pq ficou inativo por muito tempo. Por favor, se for possível, faça o upload novamente.
obrigado

faustodevil disse...

Postado originalmente em 22 set 2009.

faustodevil disse...

Olá Gabriel,

Aqui está o novo link. Seja benvindo e obrigado por ter me avisado.

Abraços!

Faustodevil

gabriel disse...

Opa, valeu cara! Quanta eficiência, estamos precisando de pessoas como você aqui na prefeitura de Goiânia, onde estão me devendo quatro meses de salário, hehe. Mas, eu, já frequento o blog há alguns meses, foi aqui que conheci o King Crimson, BAJAHA além de outros, mas estes se tornaram favoritos, muito bom seu blog. Obrigado por ter atendido meu pedido, a partir de agora irei começar a comentar os posts, coisa que não fazia antes. Valeu mesmo.