No final da década de 1960, Creed Taylor criou a CTI Records para dar início ao audacioso projeto que visava a reunião dos maiores músicos de seu tempo (sendo a grande maioria do universo jazz). O objetivo era reunir os atistas para gravar seus álbuns e realizar suas apresentações ao vivo, sendo ele o reponsável pela produção, ou seja, tanto os músicos de base quanto os solistas eram escolhidos dentre os artistas contratados pela CTI.
Este projeto seguiu a linha de um outro, executado com grande sucesso em meados da década de 1940, cujo produtor era Norman Granz. Em ambos, o público teve a grande oportunidade de ver reunidos, em um mesmo álbum e em espetáculos ao vivo, os grandes nomes do mundo da música, mais precisamente do jazz.
Dentre as feras contratadas pela CTI estão: Freddie Hubbard, George Benson, Ron Carter, Deodato, Airto Moreira, Bob James, Herbie Hancock, Sonny Fortune. Para se ter uma ideia mais ampla, basta que vejam a ficha técnica desta postagem e da anterior (Eumir Deodato).
George Benson foi um desses músicos (assim como Deodato), com talento irrefutável, contratado por Taylor para a realização de obras memoráveis. Há relatos de que Benson entrou nos estúdios para gravar este álbum, antes de completar trinta dias do lançamento do clássico Abbey Road dos Beatles.
Considero esta obra uma das mais audaciosas já lançadas. Tanto pela coragem quanto pela magnífica reunião de músicos talentosos e, principalmente, pela qualidade da gravação em todos os sentidos.
You Never Give Me Your Money é apresentada de forma divinamente linda, com a sutileza típica de Benson; simplesmente emocionante!
I Want You traz em sua bagagem uma força e uma expressão tão limpa e direta, tão bem arranjada e mixada e tão precisamente executada, que me leva a fazer preigosa e inevitável comparação com a original. Tanto que se eu olhar com os óculos da perfeição, definitivamente escolho o "outro lado da rua". Ainda que eu me deixe levar pelo lado emocional e dixe de lado a retórica, sou induzido a manter-me firme quando ouço o solo de trompete do ilustre Freddie Hubbard , pois é o mais belo que já ouvi. A linha melódica que ele segue é a mesma do sublime solo de guitarra de George Benson, junto à base "solada" de baixo de Ron Carter, logo anteriormente. Num momento romântico adolescente, eu diria que não somente é o melhor solo de trompete, como também, o melhor solo que já ouvi. Sinceramente, jamais imaginei que o som desse instrumento poderia me tocar de forma tão profunda.
06-I want you
01- Golden Slumbers_You Never Give Me your Money
FAIXAS
1. 01 Golden Slumbers 1:39
2. 02 You Never Give Me Your Money 3:08
3. 03 Because 0:34
4. 04 Come Together 6:50
5. 05 Oh! Darling 4:00
6. 06 Here Comes The Sun 2:33
7. 07 I Want You (She’s So Heavy) 6:27
8. 08 Something 2:53
9. 09 Octopus’s Garden 1:38
10. 10 The End 1:54
MÚSICOS:
Arranger : Don Sebesky
Producer : Creed Taylor
Engineer : Rudy Van Gelder
Personnel:
George Benson (guitar);
Sonny Fortune (alto saxophone);
Jerome Richardson (tenor saxophone);
Don Ashworth (baritone saxophone);
Mel Davis, Bernie Glow, Marvin Stamm (trumpet, flugelhorn);
Freddie Hubbard (trumpet);
Wayne Andre (trombone, euphonium);
Phil Bochner (flute, oboe);
Hubert Laws, Jerome Richardson(flute);
Raoul Poliakin, Max Pollikoff (violin);
Emmanuel Vardi (viola);
George Ricci (cello);
Herbie Hancock, Ernie Hayes, Bob James (piano, organ, harpsichord);
Ron Carter, Gary Jemmott (bass);
Idris Muhammed, Ed Shaugnessy (drums);
Ray Barretto, Andy Gonzalez (percussion).
LINK:
http://www.multiupload.com/DHIIAL7NY1
4 comentários:
Postagem original de 11/12/2009.
Mr. Devil, não tenho palavras para comentar de tão bão que é esse álbum... du Karaca. Não consigo parar de ouvir, e olha que nem sou tão fanático por Jazz e nem pelo timbre da Gutarra do Benson.
C l a s s i c a s s o.
Thanks.
Caro amigo Mister Garden,
Fico muito feliz que tenha gostado com tanto entusiasmo. Na verdade, esperava mais críticas negativas do que positivas, em relação a esta postagem; devido ao estilo, que parece não ser parte da característica usual do blog. Apenas parece - devido à maioria das postagens serem de música progressiva -, pois, como eu sempre faço questão de afirmar, o objetivo do HOFMANNSTOLL é a divulgação de música de qualidade, independendo de estilos.
Quando resolvi postar este álbum, resolvi passar por cima de tudo, correndo o risco de que não fosse bem aceito; postei-o por crer se tratar de uma obra de beleza singular.
Fiquei muito feliz por você ter sensibilidade de perceber a sutileza e grandeza desta obra.
Apesar de você não ser fã de Benson, sugiro a audição de um outro belíssimo álbum dele: George Benson - Beyond the Blue Horizon (1971), em que ele interpretou uma grande "peça" de Luiz Bonfá.
Caso se interesse, eis o link: http://rapidshare.com/files/42657711/George_Benson_-_Beyond_The_Blue_Horizon.zip
Um grande abraço e bons sons!
Faustodevil
Postar um comentário