NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quinta-feira, 1 de abril de 2010

[RE POST] MANFRED MANN'S EARTH BAND-SOLAR FIRE-INGLATERRA 1973


Temos aqui mais uma parceria do HOFMANNSTOLL com o genial blog PROGRESSIVE DOWNLOADS. Neste último, o leitor encontrará outros álbuns desta magnífica banda, além de essenciais informações da mesma, em resenhas extremamente precisas (como sempre). Lá, foram postados os álbuns The Roaring Silence (1976) e Nightingales & Bombers (1975); ambos maravilhosos, portanto dêem uma passadinha lá através deste link: http://progressivedownloads.blogspot.com/search/label/Manfred%20Mann's%20Earth%20Band
Considerado por muitos admiradores como obra prima da banda, Solar Fire traz em sua grandiosa estrutura uma linhagem melódica demasiadamente bela. Contém músicas extremamente bem elaboradas, com invejável execução harmônica e sonoridade progressiva de alta qualidade.
A grandiosidade deste álbum se dá, além do descrito acima, pela magnitude da faixa intitulada Father of Day, Father of Night, música de Bob Dylan num bom exemplo de desconstrução. Os caras tranformaram a música de Bob num verdadeiro clássico da música progressiva.
Uma longa faixa carregada de elementos extraordinários, ora suaves, ora com energia bastante intensa; tudo perfeitamente encaixado num contexto progressivo alucinante do começo ao fim. Fim este, que, lamentavelmente, nos deixa com a terrível sensação de que a música deveria ser prolongada por vários minutos (apesar de seus 9:55 min de duração), pois é interrompida bruscamente , em um dos momentos mais magníficos.
Uma outra questão desta faixa, é o fato de ter uma frase musical -repetida algumas vezes ao longo da faixa - de semelhança nem um pouco duvidosa com a mesma e espetacular frase (também repetida várias vezes) de With a Little Help from My Friends da versão de Joe Cocker. É aquela frase musical marcante que tem início quando da entrada da guitarra, na versão de Joe Cocker, e justamente a mesma em que é cantado o refrão que é o nome da música.




MÚSICAS:

1. Father Of Day, Father Of Night
2. In The Beginning, Darkness
3. Pluto The Dog
4. Solar Fire
5. Saturn, Lord Of The Ring / Mercury, The Winged Messenger
6. Joybringer
7. Earth, The Circle

MÚSICOS:

- Manfred Mann / organ, synthesizers, vocals
- Colin Pattenden / bass
- Mick Rogers / lead vocals, guitar
- Chris Slade / drums
- Doreen Chanter / backing vocals
- Irene Chanter / backing vocals
- The Grove Singers / backing vocals
- Peter Miles / percussion (2)
- Paul Rutherford / trombone

LINK:

2 comentários:

Eu Meus Reflexos e Afins disse...

Que riqueza esse teu espaço!
Niteroi é?
Ja morei la por 23 anos...
Mas vou passear por aqui ate
cansar e depois eu comento , ta bem?
Mas se passar la no meu canto de poesia, contos
e textos que tendem a
pro vo car
vou adorar!
Bjins entre sonhos e delírios

faustodevil disse...

Para a galera que baixou o álbum do Czar, queira me desculpar.
Agora o link é mesmo do Manfred.

Valeu Diegão!