NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

PASSPORT-PASSPORT-ALEMANHA 1971


Há mais de um ano, no dia 19 de outubro, tive o enorme prazer de postar o álbum Cross Collateral, que é o quinto do Passport.
Hoje eu trago o primeiro álbum da banda. Este é um trabalho que se distingue relativamente do Cross Collateral, e também dos demais álbuns da carreira do Passport.
A grande diferença neste álbum, é que a formação da banda é totalmente distinta, com excessão do Klaus Doldinger, é claro. Já no lançamento do segundo álbum, somente ele permaneceu.
O que caracteriza este álbum, é o jazz-rock instrumental de sempre, mas com a presença um pouco maior do progressivo, em relação aos outros álbuns. Este fato pode ser percebido principalmente na primeira faixa, por conta de algumas variações interessantes no andamento da música.
É uma banda muito competente, que apresenta um som marcante, com o peso do rock alemão. São músicos bastante experientes e muito entrosados. Apesar do sax de Doldinger ter bastante destaque ao longo do álbum, a presença de todos os instrumentos é muito bem distribuída e altamente eficaz, com a atuação sempre respeitadíssima do baixo e da bateria; o que torna o som da banda uma ótima experiência.
A terceira faixa é uma deliciosa e curiosa homenagem ao Black Sabbath, tendo uma introdução que não deixa dúvida alguma, eu acho.

01-Uranus

03-Hexensabbat


MÚSICAS:
1. Uranus
2. Shirokko
3. Hexensabbat
4. Nostalgia
5. Lemuria's dance
6. Continuation
7. Madhouse jam

MÚSICOS:
Klaus Doldinger - alto, soprano & tenor saxes, keyboards
Jimmy Jackson - organ
Olaf Kübler - tenor saxophone, flute
Udo Lindenberg - drums
Lothar Meid - bass guitar



LINK:
http://www.multiupload.com/9AV9MO8UHY

7 comentários:

Roderick Verden disse...

Caro Fausto,

Não sou tão fã assim do Passport, apesar de ter uns 5 vinis deles(rs). Reconheço a competência do Klaus Doldinger. Esse vou baixar agora. A turma q toca com Doldinger é a do Amon Dull 2.

Abraços,

faustodevil disse...

Olá Roderick,

Mais uma vez obrigado pela participação, e pela muito benvinda colaboração a respeito da origem dos músicos. Eu não tinha me atentado para este fato. Muito obrigado!
Eu aprendi a admirar o Passport, pois quando conheci - ainda na década de 1980 -, meu repertório progressivo era pobre. Minha coleção resumia-se a poucos álbuns do gênero. Desta forma, eles foram muito benvindos. Para mim, era uma grande novidade este tipo de som, esta fusão do rock com o jazz, com toda esta energia e musicalidade.

Um forte abraço!
Faustodevil

Roderick Verden disse...

Caro Faust, quem tem q agradecer sou eu. Pelo título da capa é tipo um disco solo do Doldinger- Passport, mas fiquei surpreso de ver essa turma de um dos grupos q mais gosto. Udo Lindenberg não foi integrante do Amon Dull 2. Tenho um vinil importado dele, não é grandes coisas, mas tb não é ruim, parece ser uma coletânea.
Olaf Kubler foi produtor de alguns discos do Amon Dull; algumas vezes participava como músico convidado. Lothar Meid foi integrante da banda, atuando tb como vocalista, junto com Olaf Kubler formou o grupo Utopia. Tive o vinil. O passei. Hoje tenho-o em mp3, com faixas bônus.
Jimmy Jackson não foi integrante oficial do Amon Dull 2, mas participou como músico convidado em alguns álbuns, tocando orgão, piano e mellotron. O tecladista do Amon Dull 2, Falk Rogner só tocava sintetizador e orgão. Jimmy Jackson é negro; pelo nome deve ser norte-americano.

Foi uma agradável surpresa conhecer esse disco.

Aproveito e gostaria de saber se vc sabe onde posso encontrar o Synopsis, "Minuit Ville"(1979). No "A Máquina de Fazer Sonhos" o encontrei, mas não consegui baixá-lo; não sei se é pelo fato de ser 'flac'. Comuniquei isso com o proprietário do blog, mas ele não me deu resposta. Caso vc não conheça o Synopsis, digo q o grupo é altamente recomendável. Baixei outro disco, no citado blog, de 1980, ótimo mesmo! No entanto, o "Minuit Ville" não estou conseguindo baixar.

Muito obrigado!

Dead or Alive disse...

Boa, show de disco, me lembra a iniciação, e é muito bom ser surpreendido pra bem, baixando prq havia perdido junto com muita coisa too,rs
Enjoy!!!!!!!!

faustodevil disse...

Saudações Dead,

Perdoe-me pela demora na resposta.
Obrigado pela participação, meu amigo.
Deixei um comentário la no SOM MUTANTE na postagem do Synopsis.
Você é o cara!

Valeu!

Faustodevil

faustodevil disse...

Saudações Roderick,

Meu caro amigo, perdoe-me, também, por tanto tempo para lhe responder.
Demorei tanto, que você já conseguiu resolver a questão, com a ajuda do nosso amigo Dead.
Cara, eu tentei de todas as maneiras conseguir o álbum, porém, após várias tentativas, em vão, tive que me ausentar sem ter lhe respondido.
Quero lhe agradecer pela dica sobre o Synopsis. Por mais irônico que seja, enfim consegui-o, e, para minha surpresa, tinha a resenha assinada por você e pelo Dead. Sim, eu só consegui lá no magnífico SOM MUTANTE.
Eu já havia conseguido o segundo deles, o Gamme, conforme você me indicou.
Gostei muito deste último, principalmente da terceira faixa Tany Mena, que tem um grande solo de guitarra de três minutos - que lembra os solos de algumas baladas do Barcley.
Achei o Minuit Ville um álbum mais completo e inspirado.
A propósito, suas resenhas são geniais, mesmo quando são curtas, ou melhor, suscitas

Forte abraço!

Faustodevil.

Roderick Verden disse...

Oi Fausto, muita gentileza de sua parte. Talvez o Synopsis tenha sido a banda francesa q mais gostei, talvez...

Muito obrigado!
Tudo de bom!

Abraços