NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MORNING AFTER-BLUE BLOOD-INGLATERRA 1971


Morning After é uma banda obscura do final da década de 1970, que nos deixou apenas este álbum como registro. Uma gravação um tanto precária, mas com bastante feeling, principalmente os trabalhos de guitarra, que são muito intensos.
Tentarei discorrer algumas linhas sobre este álbum, falando basicamente de duas faixas:
A faixa As Before transmite algo que poucas músicas conseguem. Posso citar,como exemplo, Nights in White Satin, do The Mody Blues, With You There to Help Me, do Jethro e Epitaph, do King Crimson. O que eu consigo captar é um misto de tristeza e agonia. Percebo que é um conjunto de fatores que contribuem para esta atmosfera. O vocal transmite uma sensação de cansaço e angústia, trafegando por uma melodia cúmplice. O instrumental corrobora, com a presença de um baixo triste, e um instrumento que é capaz de amplificar significativamente qualquer sensação de tristeza e angústia, o órgão. Para fechar o caixão, surge um instrumental agressivo, por conta da eficiente bateria e da marcante melodia do baixo, e da guitarra tensa e belíssima, sempre acompanhada da melodia fúnebre do órgão. Há também a incidental presença do que parece ser uma flauta (talvez seja o órgão mesmo) que contribui magnificamente com rara beleza mortuária. Acredito que a qualidade da gravação do álbum, que resulta num som abafado, oriundo da prcária mixagem, também contribua para o clima angustiante e sombrio.
-A faixa That’s the Way It Goes também segue a linha sombria, não apenas por ser um daqueles blues arrastados, mas também por tratar-se de aparente propósito, pois também dispõe daquele tal instrumento citado acima, o órgão; e de uma forma sutil, sorrateira e contínua. O vocal já carrega constantemente esta atmosfera, demonstrando perfeitamente a natureza da alma do cantor. Entretanto, fica com a guitarra o sensacional papel de, não só de chamar para si a maior parte da responsabilidade do clima triste, como também o da extrema genialidade da faixa. Para os ouvidos mais atentos, não será muito difícil perceber a incrível harmonia da guitarra com a bateria, principalmente durante o solo que tem início a partir do minuto 2:49, mais ou menos. A guitarra é de uma sutileza singular, extremamente melódica e refinada. A bateria cumpre seu papel com incrível precisão e obediência, e sem cometer exageros.

O blues é a inspiração predominante no álbum. Percebe-se um flerte com o progressivo, além de um passeio pelos acordes de um clássico da música erudita. Vale à pena conferir para saber qual.


02 - As Before


07 - Thats The Way It Goes


MÚSICAS:

1. Trying To Find My Way Back Home
2. As Before
3. Gonna Make It
4. Lonesome Road
5. Crying Shame
6. Look At Life
7. Thats The Way It Goes
8. Travelling Man

MÚSICOS:

Norman Hume-vocal e guitarra

Malcolm Hume-bateria

Ian Stocks-baixo

John McCormi-tecladoss

LINK:
http://www.multiupload.com/E70RVPM7W0

5 comentários:

Only Good Song disse...

Obrigado por compartilhar essa banda que ainda não conhecia. Vou levar depois de ouvir o primeiro sample.

[]

faustodevil disse...

Saudações Only Good Song,

Espero que goste. É um álbum que tem um gosto especial para mim.

Agradeço por sua visita.
Não conhecia o Only Good Song. Sensacional!
Percebi que você tem um fino gosto musical.
Já o adicionei à lista de blogs do Hofmannstoll.

Seja bem vindo!

Forte abraço!

Roderick Verden disse...

Não conhecia. Bom disco!
Muito obrigado!
Ah, gostei muito da capa!

Abraços

faustodevil disse...

Grande Roderick,

Realmente a capa é genial...

Abraços

Faustodevil

faustodevil disse...

Grande Roderick,

Realmente a capa é genial...

Abraços

Faustodevil