NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

domingo, 27 de fevereiro de 2011

CZESLAW NIEMEN-ENIGMATIC-POLÔNIA 1970





Olá pessoal, olha eu aqui de volta. É, eu passei por um longo período de árdua labuta, fato que exigiu o distanciamento do mundo da rede e da música.
Peço desculpas a todos pela ausência de postagens neste período, aliás, pela ausência de tudo, inclusive pela minha falta de postura por não dar notícias ou satisfação pela minha ausência.
Mas vamos ao que interessa: música.

Para marcar meu retorno, nada melhor do que uma encantadora combinação de belíssimas melodias com vocais dramáticos e instrumental de altíssima qualidade. Falo de Czeslaw Niemen, extraordinário músico soviético radicado na Polônia.
Este é o quarto álbum da vasta discografia deste renomado músico que participou de diversos projetos musicais ao longo de sua carreira.
O álbum é composto por quatro faixas de sentimentos intensos delineados por vasta dramaticidade peculiar do período. As quatro, são talvez igualmente representativas em termos de sensibilidade, fato que confere coesão e grandiosidade à obra.
Particularmente, eu diria que sou detentor de uma espécie de sismógrafo emotivo, cuja sensibilidade capta o menor vestígio de sentimentalidades apresentadas por este estilo de música. Portanto, este álbum foi detectado como obra-prima.
Obviamente, o vocal é parte primordial para que se dê o clima essencial, mas, como não poderia deixar de ser, o instrumental, carregado de temas, completa, compõe e transporta a atmosfera para uma musicalidade fabulosa. Órgãos mágicos e "metais preciosos" conferem o clima magnífico, aliado à melódica guitarra, além, é claro, do baixo e da bateria tipicamente alucinantes. Para completar, vocais femininos em couro sopram melodias místicas capazes de sensibilizar até as almas mais petrificadas.

02-Jednego serca

03-Kwiaty ojczyste

MÚSICAS:

01. Bema pamięci żałobny - rapsod
02. Jednego serca
03. Kwiaty ojczyste
04. Mów do mnie jeszcze

MÚSICOS:

- Czesław Niemen - vocal, Hammond organ
- Zbigniew Namysłowski - alto saxophone
- Janusz Zieliński - bass
- Tomasz Jaśkiewicz - guitar
- Czesław "Mały" Bartkowski - drums
- Zbigniew Sztyc - tenor saxophone
- Michał Urbaniak - tenor saxophone, flute
- "Alibabki" - background vocals

LINK:

3 comentários:

evandro disse...

po bangu, por que vc não aceita meu convite no orkut, to a anos procurando saber noticias suas e nada, va i la camarada me adiciona la, dai podemos nos falar direto.
quando quiser vir pra santa catarina é só avisar que a casa estara aberta pra vc maluco, valeu, grande abraço, Evandro

Lino disse...

Niemen era polaco e não soviético!!!

faustodevil disse...

Caro Lino,

Obrigado pela sua colaboração.
Quando postei este álbum, fiz algumas pesquisas na net. Todas indicam que o cara é soviético radicado na Polônia, como indico no texto. Portanto, manterei o texto como está, salvo se alguém me apresentar uma fonte mais confiável que as que eu encontrei.
De qualquer forma, reafirmo minha gratidão.
Eis um dos sites em que confiei minha afirmação: http://www.progarchives.com/artist.asp?id=2491

Faustodevil