NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sexta-feira, 8 de junho de 2012

BULLFROG-BULLFROG-ALEMANHA 1976




Posso afirmar que há uma infinidade de álbuns fantásticos que constam de uma imensa fila de possíveis postagens deste blog; e posso, também, afirmar que não é das tarefas mais simples escolher um, dentre tantos. Junto a esta fila, consta outra, cujos álbuns, como este, possuem apenas uma faixa surpreendente que, no entanto, vale pelo todo. 
Hoje eu apresento uma banda alemã, cujos vocais são em inglês, e acho válido ressaltar que tais vocais são, eu diria, um tanto exóticos, ou melhor, são estranhos mesmo. Não têm nada de extraordinário, mas são bastante intrigantes. Pra concluir, é dotado de uma rouquidão um tanto incomum e exagerada, mas que após algumas audições, somos tomados por certo encanto.
Não me alongarei muito a respeito do álbum, como um todo, pois o considero apenas razoável, no contexto da década de 1970. Sei que soa estranho o fato de eu dizer que o álbum é "apenas razoável", pois daria margem para a inevitável pergunta: por que a postagem de um álbum "apenas razoável" no Hofmannstoll?  A reposta fica por conta da quinta faixa...
Get Away é a quinta faixa do álbum, e, notadamente, a grande pérola do Bullfrog. Para ser mais preciso, é o único e grandioso feito da banda; o que faz valer sua existência, cuja discografia resume-se a três álbuns: Bullfrog (1976), High in Spirit (1977) e Second Wind (1980).  Após a adição desta faixa, busquei voluntarioso e esperançoso, nos referidos álbuns, alguma outra faixa que me chamasse tanto a atenção, mas foi em vão. Encontrei apenas algumas "razoáveis"; nada que se compare à grandiosidade de Get Away.
A faixa é uma relíquia dotada de extraordinária inspiração, tanto vocal quanto instrumental. Apresenta um baixo incrivelmente encorpado, do início ao fim da faixa, com propriedade e grandeza. A bateria tem uma força fundamental na evolução da perfeição, culminando num dos pontos fortes desta pérola. Os teclados são responsáveis pelo apoio  ao florescimento do fenômeno de inspiração melodiosa, que é perpetuado pela guitarra. As melodias são delineadas com perfeição, não somente pela execução fantástica da guitarra, mas, fundamentalmente, pela sensibilidade da interpretação de seu executor, que se reinventa a cada instante, numa progressão de sucessivos solos de beleza encantada, apoderando-se, com maestria, das grandes possibilidades de variações melódicas deste instrumento fantástico.




05-Get Away.mp3


MÚSICAS:

01. Movin' On 

02. Bad Game 
03. I Came From The Sky 
04. I'm Comin' Home 
05. Get Away 
06. Desert Man 


MÚSICOS:

- Gerd Hoch - vocals

- Sebastian Leitner - guitars
- Harald Kaltenecker - keyboards
- Vincent Trost - bass
- Bruno Perosa - drums, percussion
- Jane Palmer, Ute Hellermann - female backing vocals (01,05)
- Conny Plank, Günter Körber - producers


LINK:   

8 comentários:

Roderick Verden disse...

Pois eu gostei muito do disco, que está mais para o hard, a meu ver.
A mais progressiva, de fato, é a que vc citou, caro Fausto Devil.

Disco raro! Eu já tinha um, em mp3 deles, nem sabia que haviam gravado mais discos.

Valeu!

Muito obrigado.

Abraços

faustodevil disse...

Grande Roderick,

Que bom você ter gostado.
Você tem razão quanto ao fato do som deles ser mais hard.
Não sei qual dos outros álbuns você conhece, e caso não seja o High in Spirit, eu te indico a faixa A Housepainter's Song.
Valeu pela participação, meu caro!

Forte abraço!

Faustodevil

Nana disse...

Amigo Fausto

Parabéns pelo blog.
Quanto ao Bullfrog, quando voce para ouvir acaba por descobrir coisas bastante interessantes.
A propósito, eles lançaram mais um album "Same" que eu acho muito bom.
Se tiver interesse, é só pedir.

Grande Abraço,

Nana

faustodevil disse...

Saudações Nana,

Obrigado pelo elogio e pela participação.
Quanto à discografia da banda, o que consta é que lançaram apenas três álbuns, quais são: BULLFROG (1976), HIGH IN SPIRIT (1977) e SECOND WIND (1980).
Creio que o álbum, ao qual você se refere, seja este mesmo que postei, ou seja, o BULLFROG, que é o primeiro da banda.

Forte abraço!

Faustodevil

Anônimo disse...

foi bom encontrar este blog, ler estes comentários e ouvir de novo esta musica após muito tempo, aqui nesta terra aonde vivo há já 20 anos... Bruno Perosa

Anônimo disse...

Eu tenho o high in spirit em vinil, há muitoooosss anos e é um dos melhores albuns da minha discografia. É fabuloso aliás.

faustodevil disse...

Fala Bruno Passos,

Obrigado pela participação.
Será um enorme prazer se você aparecer mais vezes. Estou à disposição.

Forte abraço!

Faustodevil

faustodevil disse...

Olá Anônimo,

Obrigado pela participação.
Ao contrário de você, jamais tive um álbum da banda. Aliás, eu sequer sabia de sua existência. Apenas há poucos anos eu descobri essa raridade perdida na internet.

Valeu cara!

Faustodevil