NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

MACHINE-MACHINE-HOLANDA 1970




Único álbum dessa banda de hard rock com alguma influência de progressivo. Eu o enquadrei na lista de álbuns que possuem uma faixa que se destaca profundamente das restantes.
É um  obra relativamente interessante, contendo composições interessantes com ótimos arranjos instrumentais, incluindo sax, flauta, clarinete, trompete, dentre outros,   e um ótimo vocalista - recém saído de outra banda holandesa chamada Dragonfly, que lançou o ótimo álbum Celestial Dreams em 1968. 
Entretanto, o grande trunfo do álbum fica a cargo da belíssima Sunset Eye, disparadamente a melhor, fazendo valer o álbum como peça indispensável em qualquer coleção. Parece que os caras concentraram toda energia para esta, que é a última faixa do álbum, pois é realmente uma raridade de tirar o fôlego e arrancar do ouvinte exclamações profundas.
Já na introdução, uma guitarra fazendo base e outra solando, logo em seguida, ainda na introdução, surge a fantástica base - que é o força propulsora de toda a faixa, composta de guitarra, baixo e bateria -, seguida de um solo de sax tenor. O vocal se apresenta de forma arrebatadora, com todo sua fúria e lirismo, sempre acompanhado do maravilhoso órgão hammond. Lá pelo meio da faixa, o vocal dá lugar a um lindo e inspiradíssimo solo de trompete, o que agrega muito mais beleza à esta música maravilhosa. O vocal assume novamente seu importante papel, até a chegada do alucinante solo de guitarra, com um timbre rasgado e de uma melodia encantadora. É um daqueles solos que merecem entrar para a galaria dos melhores de todos os tempos. Simplesmente entorpecedor! E a faixa ainda continua por mais algum tempo, com um belíssimo piano solando, soando de forma desproporcional diante daquela monumental base e magníficas viradas da batera.


08-sunset eye


MÚSICAS:

1-Rainmaker 
2-Virgin 
3-Say goodbye to your friends 
4-God's children 
5-Old black magic 
6-Spanish roads

7-Lonesome tree
8-Sunset eye 


MÚSICOS:

John Caljouw: Vocals
Francois Content: Trumpet
Wim Warby: Tenor sax
Maarten Beckers: Saxophone, flute, clarinet
Hans Sel: Guitar
Paul Vink: Keyboards
Jan Warby: Bass guitar
Jan Bliek: Drums


Link:
http://www.mediafire.com/?godta2ddv3hntds

Um comentário:

Diego Andrade disse...

Olá amigão, sempre surpreendendo com esse blog fantástico! Saiba que sua contribuição a internet e ao universo da boa música são imprescindíveis a superação do mal-estar que se dissemina a alguns anos nessa área estética e tão fundamental a alma humana.
Sobre a banda, que metais maravilhosos permeiam a música sunset eye, foi um prazer quase que orgástico ser invadido pela doçura dos mesmos. Uma pena deixarem um gosto tão grande de quero mais!
Um grande abraço muito saudoso!!!
Diego