NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

quarta-feira, 26 de junho de 2013

STRAWBERRY PATH-WHEN THE RAVEN HAS COME TO THE EARTH 1971 / FLIED EGG-DR. SIEGEL'S FRIED EGG SHOOTING MACHINE 1972 / FLIED EGG-GOOD BYE FLIED EGG 1972 - JAPÃO


Ouço com muita atenção os ventos que conduzem os sons que vêm do outro lado do planeta, mais precisamente, ventos que vêm do Japão. São ventos muito semelhantes aos que vêm de terras germânicas, britânicas, nórdicas, italianas ou francesas; sei lá, pois o som dos ventos, aparentemente, sempre carregam características semelhantes, de onde quer que venham. De onde quer que venham, os ventos trazem melodias. Melodias que marcam e tocam profundamente a alma de quem vaga pelo mundo a tatear a essência da existência; de quem se prontifica a ser tocado por essa essência. Os ventos me trouxeram as melodias da essência da sensibilidade da música que veio do Japão.  
Quando ouço When The Raven Has Come To The Earth, tenho a sensação de que penetro na essência em si, como se o som fosse um passeio imaginário; numa sentimentalidade que transcende os sentidos; como uma tentativa de enquadrar uma paisagem que não pode ser fotografada; numa perfeita sensação que só pode ser imaginada; e cujo significado não pode ser traduzido. Insisto em definir o que se passa, mas percebo a volatilidade da minha percepção frente à infinitude da grandeza lírica dos acordes da guitarra, numa melodia inebriante, com apoio de um instrumental fantástico, com uma alucinógena e belíssima "flauta", cuja sonoridade parece tentar alcançar o infinito...
When The Raven Has Come To The Earth é a última faixa do único e raro registro do Strawberry Path, cujo clima predominante no álbum é o hard blues rock, com poderosas e ácidas guitarras do início da década de 1970. Entretanto, a referida faixa, junto a outras duas, são casos à parte, pois são desenvolvidas através de linhas melódicas suaves e extremamente inspiradas, proporcionando momentos emocionantes de música progressiva.
Incrivelmente, a banda conta com apenas dois geniais multi instrumentistas que demonstram   notável capacidade técnica e harmônica no desenvolvimento das músicas; o que é realmente impressionante e, até mesmo, intrigante, pois contém pérolas dignas de um grande e coeso conjunto musical.
No ano seguinte, houve uma reformulação na banda, com a inclusão de um novo membro, um baixista. Continuaram o projeto, mas mudaram o nome para Flied Egg. Com a nova formação e com novo nome, lançaram dois álbuns em 1972: Dr. Siegel's Fried Egg Shooting Machine e Good Bye Flied Egg.
Lamentavelmente a banda deu adeus aos seus projetos com o lançamento de  Good Bye Flied Egg, como o próprio nome sugere. O álbum conta com quatro faixas ao vivo e três de estúdio. Esse fato sugere que era material antigo, o que parece evidenciar que o grupo já estivera desfeito antes mesmo do lançamento desse álbum.
É interessante notar que as duas pérolas do primeiro álbum são de alguma forma revisitadas nos dois álbuns seguintes. When The Raven Has Come To The Earth tem um final, eu diria, cruel, pois a faixa é reduzida a um final inglório, deixando a impressão de que poderia ser muito mais triunfante. Como se tivessem percebido tal falta, na última faixa do segundo álbum, no primeiro minuto, eles parecem dar continuidade aos acordes da grande pérola do primeiro, do ponto em que são interrompidos.  Por fim, ao final da faixa, parecem fazer o fechamento da forma que poderia ser em  When The Raven Has Come To The Earth.
Na última faixa do terceiro álbum - talvez a mais fantástica e completa de todas -, também parece haver certas referências ao primeiro álbum: no meio dela, noto certa semelhança melódica com When The Raven Has Come To The Earth. Já quase no final dessa grande maravilha do rock progressivo, podemos observar que o solo de guitarra é muito semelhante ao da terceira faixa do primeiro álbum.
Logo abaixo, deixo as faixas citadas acima para audição online, e os links para os três álbuns.

__________STRAWBERRY PATH-WHEN THE RAVEN HAS COME TO THE EARTH__________
1971

03 The Second Fate (Strawberry Path)
 .

09 When The Raven Has Come To Earth (Strawberry Path)


MÚSICOS:

- Shigeru Narumo / guitar, acoustic guitar, hammond organ, piano, bass, backing vocal
- Hiro Tsunoda / drums, percussion, lead vocal, backing vocal


MÚSICAS:

1. I Gotta See My Gypsy Woman 
2. Woman Called Yellow 'Z' 
3. The Second Fate 
4. Five More Pennies 
5. Maximum Speed Of Muji Bird (45 Seconds Of Schizophrenic Sabbath)
6. Leave Me Woman 
7. Mary Jane On My Mind 
8. Spherical Illusion 
9. When The Raven Has Come To The Earth 


LINK:
Strawberry Path
http://www.mediafire.com/download/c65k6yj5ggvpx3d/Strawbwrry+Path.rar

=========================================================================


__________________________FLIED EGG-GOOD BYE FLIED EGG_________________________
1972


07 - 521 Seconds Of Schizophrenic Symphony (Flied Egg)


MÚSICOS:

- Shigeru Narumo - guitar, acoustic guitar, hammond organ, piano, Moog synthesizer, harpsicord, distorted        organ, chelesta, vocal, equalized vocal, harmony, toy instruments, sound effects
- Hiro Tsunoda - drums, percussion, lead vocal, high boosted vocal, harmony, toy instruments, jokes, noise
- Masayoshi Takanaka - bass, bowing guitar, acoustic guitar, vocal, harmony, toy instruments


MÚSICAS:

1. Leave Me Woman (4:28)
2. Rolling Down The Broadway (4:04)
3. Rock Me Baby (3:39)
4. Five More Pennies (12:10)
5. Before You Descend (3:59)
6. Out To The Sea (2:35)
7. Goodbye My Friends (1:38)
8. 521 Seconds Schizophrenic Symphony (8:45)


LINK:
Flied Egg
http://www.mediafire.com/download/rlxo4bb6bb2o5z9/Flied+Egg-Good+Bye+Flied+Egg-1972%282%29.rar

=========================================================================

____________FLIED EGG - DR. SIEGEL'S FRIED EGG SHOOTING MACHINE _____________
1972


08-Guide Me To The Quietness (Flied Egg)








MÚSICOS:

- Shigeru Narumo - guitars, keyboards, harpsichord, synthesizer, celesta, vocals, sound effects
- Masayoshi Takanaka - bass, bowing guitar, acoustic guitar, vocals
- Hiro Tsunoda - drums, percussion, lead vocals, noise 


MÚSICAS:

01. Dr.Siegel'S Fried Egg Shooting Machine 
02. Rolling Down The Broadway 
03. Burning Fever 
04. Plastic Fantasy 
05. 15 Seconds Of Schizophrenic Sabbath 
06. I'm Gonna See My Baby Tonight 
07. Oke-Kus 
08. Guide Me To The Quietness 


LINK:
Flied Egg
http://www.mediafire.com/download/xe3a71p6azig1wd/Flied_Egg-Dr.+Siegel%27s+Fried+Egg+Shooting+Machine-1972.rar



Um comentário:

Diego Andrade disse...

Néctar para os ouvidos!!!