NIETZSCHE

"E aqueles que foram vistos dançando, foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música". "Vida sem música é um equívoco". NIETZSCHE

sábado, 6 de novembro de 2010

EKSEPTION-MINDMIRROR-HOLANDA 1975



Ekseption é o tipo de banda que demanda certo conhecimento para que se faça uma resenha satisfatória, pois eles têm mais de uma dezena de álbuns (creio que quatorze), além de algumas coletâneas. Confesso que não detenho total conhecimento da história, nem mesmo da discografia, porém tenho a admiração suficiente, pelo que conheço, para o atrevimento de tentar delinear um pouco da trajetória da banda e toda sua sonoridade eclética.
Creio que por ser uma banda holandesa originária do final da década de 1960, já confere certa credibilidade; afinal, esta foi a era embrionária de grandes bandas e grandes realizações no mundo da música. O país também é responsável pelo surgimento de nomes de peso no cenário sessenta e setentista.
Rick van der Linden - que no futuro seria membro da banda Trace - foi o tecladista e grande líder deste grupo. Foi dele a genial ideia de determinar como marca registrada da banda, regravações de grandes obras da música clássica. Talvez seja a banda com o maior número de regravações oficiais dos grandes nomes da música clássica, tais como: Beethoven, Bach, Albinoni, Handel, Mozart, Tchaicovsky, Schubert, Grieg e Gershwin.
Os caras encontraram realmente a fórmula do sucesso fazendo tais regravações, porém também tiveram algumas músicas autorais durante a carreira. Era um grupo musical basicamente instrumental, apesar de, em alguns momentos de sua trajetória, ter incluído no repertório, algumas canções cantadas, no início da carreira.
O som da banda era bastante eclético, variando em temas clássicos, é lógico, com fortes raízes jazzísticas e rock'n roll. Um rico instrumental agradável, recheado de fino gosto e metais muito pertinentes. Apesar das interpretações de grandes obras da música clássica, não tinham o costume de gravar músicas demasiadamente longas. Poucas foram as que passaram dos sete minutos.
O álbum em questão, traz uma sonoridade peculiar na carreira da banda, devido à saída de Rick, que deu lugar a Hans Jansen nos teclados. Não houve uma drástica queda de qualidade, na minha opinião, pois o nível das composições e releituras foram excelentes.
Um dos fatores que mantiveram a qualidade da banda, foi a manutenção do bom timbre da bateria - fato que mudaria a partir do lançamento do álbum de 1976, que, apesar das belíssimas faixas, teve uma queda significativa, precoce, na minha opinião.
A última faixa, com pouco mais de dezessete minutos, é, também, algo inédito na história da banda.
O Ekseption não é uma banda que detém o privilégio de ter um álbum que poderíamos chamar de obra prima, porém, ao longo de seus vários lançamentos, eu diria que poderíamos garimpar ótimas pérolas da boa música.
A escolha deste álbum, deu-se em função da última faixa, que é uma longa e belíssima suíte e, principalmente, pela faixa Bouree, de Bach. Trata-se de uma versão tremendamente sensacional. Percebe-se aqui o nível de maturidade da banda, e toda a elegância e feeling que trafegam por cada acorde. Cada instrumento é milimetricamente delineado, definindo toda a perfeição e capricho, que culminam numa magistral execução da belíssima melodia. A bateria é simplesmente impecável, acompanhando todos os acordes em viradas sensacionais; um magnífico exemplo de harmonia perfeita. O único e imperdoável defeito, é o curto tempo reservado à faixa; é realmente lamentável; a faixa merecia, no mínimo, o dobro do tempo. Muito mais feliz foi o Jethro Tull, em sua apresentação.


Para mais informações sobre a banda, queiram visitar o magnífico blog PROGRESSIVE DOWNLOADS. Como de costume, o amigo e parceiro MERCENÁRIO MALDITO demonstrou extremo bom gosto, postando uma longa e genial coletânea da banda. Além de ótima resenha, o visitante será presenteado com versões de Tocatta, Adagio, Moldau e Ave Maria.
Não esqueçam de navegar pelo blog inteiro, pois irão deparar com o melhor da música de todos os tempos.
Aqui: PROGRESSIVE DOWNLOADS

02-Bourree



MÚSICAS:


1. Pick up the pieces (6:05)
2. Bourree (3:14)
3. Tramontane (4:17)
4. Electric swamp (4:04)
5. Ramses (1:00)
6. Mindmirror (17:28)



MÚSICOS:


- Rein van den Broek / trumpet
- Jan Vennik / saxophones, flute
- Cor Dekker / bass guitar
- Pieter Voogt / drums, percussion
- Hans Jansen / keyboards

Nenhum comentário: